ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Inglaterra - Wiltshire

Stonehenge

círculo de pedras de Stonehenge

Perto de Salisbury está o mindialmente conhecido monumento de Stonehenge, mais antigo que as pirâmides do Egito. Trata-se de um conjunto de pedras dispostas circularmente.

Alguns dos conjuntos são chamados trilithons (três pedras em grego). Elas são lascadas para formar caixilhos machos e fêmas, de modo a se encaixarem ao serem colocadas sobre os apoios.

Ao redor das pedras, a uns 30 metros estão dois círculos concêntricos de fossos cavados e ao lado deles está a passarela por onde os turistas circundam o monumento. Áudios de mão em várias línguas estão disponíveis.

O conjunto não foi construído de uma só vez. No início (cerca de 3.000 a.C.) era apenas uma barricada circular feita de terra. Depois de séculos (cerca de 2.700 a.C.), se adicionaram os fossos. Na terceira fase (cerca de 2.500 a.C.) vieram as pedras azuis, originárias das montanhas de Preseli, no País de Gales, a 350 km de Stonehenge, por barco e por terra. Por fim, por volta de 2.000 a.C., o anel externo (o Círculo de Sarceu) foi erguido com pedras de Malborough Downs, a 30 quilômetros dali, cada uma pesando cerca de 200 toneladas.

O local ficava numa clareira em meio à floresta, conferindo ao monumento um ar mais misterioso e místico. Os pastores da região contam muitas histórias fantásticas sobre elas. Uma dizia que o rei Utter Pendragon queria dominar a região para sempre e pediu a Edmond para aconselhá-lo. Este sugeriu que o rei trouxesse para Salisbury a cidade dos gigantes, um enorme círculo de pedra do País de Gales. Quando morreu o rei foi enterrado dentro do monumento e Edmond fora. Do primeiro nasceu o rei Artur.

Os historiadores não acreditam ser templo druídico, pois é muito anterior aos celtas nas ilhas, além do quê os druidas não construíam templos e tinham nas florestas e nos carvalhos os seus santuários. Outros acreditam que se trata de observatório astronômico, o que é absurdo, pois a astronomia não era tão desenvolvida assim nos povos pré-históricos. Ninguém sabe ao certo para quê foi construído o monumento. Parece haver um consenso de que seria cemitério para os líderes locais e demonstração de poder, para facilitar a dominação dos povos das vizinhanças.

Volta para Salisbury ...

Índice da Inglaterra



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.