O Burgo de Canterbury
A área da vila medieval era cercada por muralhas tal e qual se vê nos filmes sobre a Idade Média. Apenas algumas partes do muro ainda existem, ao fundo da abadia. São paredões volta e meia quebrados por uma larguíssima torre redonda.
À esquerda, o West Gate (hoje um museu) e à direira torreão e o monte Dane John |
Dentro do burgo medieval as ruas são de paralelepípedos. Duas ruas centrais ligam os portões da cidade e delas saem as artérias laterais.
St. Peter Street e o rio Stour, visto dessa rua. A casa na esquina, a Olde Weaver's House pertencia aos huguenotes. |
Na Butchery Lane, há o Museu Romano, onde estão preservados os restos de uma casa do tempo dos romanos e utensílios domésticos dessa mesma era.
Cenas dos Contos de Canterbury, que podem ser vistos num edifício na St. Margaret's Street |
No burgo de Canterbury são apresentadas as famosas Canterbury Tales, histórias de terror do século XIV, escritos por Geoffrey Chaucer (1346-1400). Dioramas e bonecos nos reportam à época em que os contos se deram. Cinco contos são apresentados. Iniciando em Londres, na Tabard Inn, os peregrinos de Chaucer estão partindo para a perigosa jornada rumo a Canterbury. Depois vem o conto do Cavaleiro, o do bêbado Miller, da Esposa de Bath (um cavaleiro do rei Artur, a quem foi concedido um ano para responder o quê toda mulher deseja), o conto do Padre da Freira e, por fim, o do Perdão.
Se você curtir, há passeios noturnos na cidade, à procura dos fantasmas do burgo medieval.
Há também, fora do burgo, as ruínas de um castelo normando em que apenas as altíssimas paredes externas estão em pé. Ele está fechado e não dá para ver seu interior. Fica fora dos muros da cidade velha.
Pertíssimo dele, a igreja de S. Mildred, toda em pedra, datada do século XII.
Volta a Canterbury ...
Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva
® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.