ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - Inglaterra - East Anglia

Bury St. Edmunds

 

Em Bury St. Edmunds, no Suffolk, fica o mosteiro em que foi enterrado Santo Edmundo. Também nele os barões juraram que iriam pressionar o rei John para assinar a Carta Magna.

A abadia fica no lugar onde por volta do ano de 633 o rei Sigbert, o primeiro rei cristão de East Anglia, mandou erguer uma capela. A esse lugar, então conhecido como Bedericsworth, foram trazidos os despojos do rei Santo Edmundo, morto a flechas em Haegelisdun (Norwich) em 870 pelos dinamarqueses e decapitado. Isso fez da abadia um local de peregrinação.

Após a Conquista Normanda, o bispo Arfast tentou tornar a abadia em catedral, mas Guilherme, o Conquistador, garantiu a liberdade da abadia contra o controle episcopal.

A igreja nova começou a ser construída no tempo do abade Baldwin (1065-1097). Pouco resta da abadia. Apenas uns poucos pilares e pedaços de paredes.

Ao lado das ruínas fica um jardim enorme e redondo, bem cuidado e com flores de todas as cores.

Perto de Bury St. Edmunds, meio escondida no território, fica a vila angla de West Stow, de princípios do século V. Suas casas foram reconstruídas. São de paredes de madeira e recobertas com palha. Na entrada da vila se ouve parte do poema Beowulf, um herói que matou o terrível monstro Grendel para o rei. Anos depois, já velho, ele é morto tentando proteger seu povo de um dragão. À medida em que se avança, vai-se ouvindo as histórias do garoto Ælfmær (alfmáier), do mercador Cœlred (quêlréd), da anciã Emma, dos escravos Sprov e Seaxwulf (séx-wulf) e da garota Salwyn.

Nessa época o Suffolk, parte da East Anglia, era governado pela dinastia escandinava de Wuffinga e os achados arqueológicos indicam que era um reino rico.

O cristianismo penetrou nessa tribo com a conversão do rei Sigbert por volta de 630 d.C. pelo bispo Felix, que estabeleceu sua cátedra em Domnoc (hoje Dunwich). Em 654 São Botoch fundou um mosteiro em Icanho (hoje Iken).

Dali fomos a Woodbridge ver o sítio arqueológico de Sutton Hoo, às margens do rio Deben. Muito complicado chegar lá e as coisas abrem em horários esquisitos (tipo "das 2 às 4 da tarde"). Sutton Hoo foi um mausoléu real no século VII. O Museu Britânico de Londres mostra vários dos objetos ali encontrados, inclusive um barco, um elmo, cetro, corpos humanos (alguns decapitados, outros cremados), etc.

 

 

Segue para Norwich ...

Índice da Inglaterra



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.