ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

CADERNOS DE VIAGEM

EUROPA - França - Normandia

CAEN

Guilherme, ainda duque da Normandia, se casou com Matilde de Flandres, uma parenta distante sua. O Papa se opôs ao casamento, certamente por razões políticas. Um monge conseguiu do Papa o perdão pelo casamento inconsentido ao prometer que Guilherme construiria duas abadias em Caen.

De início fomos à majestosa abadia para os homens (Abbaye aux Hommes).

À frente dela, um enorme jardim com as bandeiras dos integrantes da União Européia, mais as dos Estados Unidos e a do Canadá, considerados países salvadores da França.

O edifício é enorme e hoje abriga a prefeitura da cidade. Só o claustro ainda é meio religioso. Nas paredes, como em geral nas paredes dos monumentos históricos, listas de franceses que perderam a vida na II Grande Guerra.

A igreja da abadia, de Sante Etienne, fica um pouco separada do corpo principal. No altar mor estão os restos mortais do rei conquistador da Inglaterra, Guilherme.

Por abrigar o corpo de um rei inglês, a população imaginou que seria um lugar bem defendido pelas tropas britânicas e ali se refugiaram cerca de 1.400 pessoas.

Em seguida fomos ao Castelo de Caen, mas os museus estavam fechados. Só pudemos ver o pátio do castelo e almoçar nele.

Dali seguimos para a abadia das senhoras (Abbaye aux Dames). Outra vez um conjunto de edifícios grandes, tendo ao lado uma igreja abacial mais modesta, em cujo coro está o sepulcro de Matilde, mulher de Guilherme, rainha da Inglaterra.

Como o Paulo não se sentia bem, voltamos ao hotel e lá o deixamos.

Pegamos o bonde e um ônibus e fomos ver Lion sur Mer, um vilarejo à borda do Canal da Mancha.

Um vento forte e gelado não deixava o sol nos aquecer. A água também estava gelada.

Segue para Bayeux ...

Índice da França



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.