ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Genealogias - Minas Gerais - Sudeste Mineiro

Letra A

Marco Polo T. Dutra P. Silva

ALMADA

Manuel de Almada foi natural da freguesia de N. Sra. da Candelária (Rio de Janeiro, RJ) e se casou com Maria de Carvalho, nascida na vila de Santos (SP).
          Pais de:

1.1 Maria Álvares de Mendonça, nascida na vila de Santos e casada com Manuel Cardoso de Matos, da freguesia de São Julião, cidade de Lisboa (Portugal), filho de Miguel Cardoso de Matos e Luísa Maria.
          O casal teve:

2.1 Ana Maria de Jesus, batizada a 14 de fevereiro de 1732 na freguesia de Santo Antônio da vila de São José.
          Casou-se no dia 15 de janeiro de 1752 na capela de Santa Ana, em Mariana, com o furriel Manuel Antônio Pereira, da freguesia de São João do Souto, na cidade de Braga (Portugal), filho de José Pereira Pimenta e Josefa Maria da Cunha.
          Ela já era viúva em 1798, com 60 anos de idade.
           Pais de:

3.1 Joaquim Antônio Pereira, batizado a 11 de março de 1770 na capela de Santo Antônio do Bacalhau, freguesia de Guarapiranga, e habilitado em 1797 para o sacerdócio.

2.2 pe. Inácio Cardoso de Matos, natural da freguesia da Candelária, no Rio de Janeiro.

 

ALMEIDA

Pedro Afonso de Almeida nasceu na freguesia de Santa Eulália de Águeda (!), comarca de Esgueira, bispado de Coimbra (Portugal).
           Casou-se com Lourença Francisca de Paiva, natural de N. Sra. da Purificação da vila de Santo Amaro (BA).
           Pais de:

1.1 Ana Maria de São José, batizada a 15 de maio de 1742 na capela de Santa Ana da freguesia de N. Sra. da Conceição das Congonhas do Campo e casada no dia 22 de agosto de 1765 na capela de São Gonçalo da Ponte com Pedro Martins Rodrigues, da freguesia de São Tomé de Vade, termo da vila da Barca, comarca de Viana, arcebispado de Braga, filho de João Martins e Maria Rodrigues.
           Eles geraram:

2.1 Joaquim Martins Rodrigues, nascido a 13 de setembro de 1774 e batizado na capela de São Gonçalo da Ponte. Habilitado em 1797 para receber a tonsura.

 

ALMEIDA RAMOS

O cap. Luís de Almeida Ramos foi natural da vila de Arouca, freguesia de Ferreirim, bispado de Lamego (Portugal).
           Casou-se com Helena Josefa da Gama. natural da Colônia do Sacramento (Uruguai).
           Eles tiveram:

1.1 Quitéria Inácia da Gama, nativa da freguesia do Pilar e casada com o cap. Manuel da Costa Vilas Boas, nascido na freguesia de Santo Antônio da vila de São José (Barcelos, Portugal), filho de João Lopes Vilas Boas e Maria da Costa.
           Deles procederam :

2.1 Antônio Caetano de Almeida Vilas Boas.

2.2 Manuel da Costa Vilas Boas, batizado na capela de N. Sra. da Conceição a 2 de maio de 1751.

2.3 José Basílio da Gama Vilas Boas.

 

1.2 furriel Manuel de Paiva Muniz, batizado a 26 de abril de 1733 na freguesia de Santo Antônio, da vila de São José.
           Casou-se a 12 de junho de 1769 com Luzia Ribeiro de Almeida, batizada no dia 1º de outubro de 1739 na freguesia do Pilar, filha de Lourenço Ribeiro de Brito e Quitéria Correia de Almeida.
           Este casal deixou:

2.1 Manuel de Paiva Muniz, nascido no dia 1º de janeiro de 1772 e batizado na capela do Cajuru no dia 16.
           Habilitou-se para o sacerdócio em São João del Rei em 1796 .

 

ALMEIDA E SILVA

João de Almeida e Silva nasceu na freguesia de São Bartolomeu do Monte Redondo, termo de Arcos de Valdevez.
           Casou-se com Luzia Correia, batizada na Candelária (Rio de Janeiro, RJ).
           Pais de:

1.1 Quitéria Correia de Almeida, nascida na freguesia da Candelária e casada com Lourenço Ribeiro de Brito, natural da freguesia de São João de Brito, termo de Guimarães (Portugal), filho de João Ribeiro e Domingas Vieira.
           Moravam no Pilar.
           Deste casamento vieram:

2.1 Gonçalo Ribeiro de Brito.

2.2 Antônio Ribeiro de Brito.

2.3 Luzia Ribeiro de Almeida, casada com o furriel Manuel de Paiva Muniz, filho do cap. Luís de Almeida Ramos e Helena Josefa da Gama. Com sucessão no tit. ALMEIDA RAMOS.

 

ÁLVARES DA COSTA

Manuel Álvares da Costa nasceu na freguesia de São Miguel de Nevogilde, comarca da Maia (Portugal). e se casou com Felipa de Alvarenga, da freguesia de N. Sra. da Piedade, do bispado do Rio de Janeiro.
           Pais de:

1.1 Josefa Joaquina de Almeida, nativa de Guarapiranga (MG) e casada com o capitão João Gonçalves de Araújo, que nasceu na freguesia de N. Sra. do Monteserrate, na vila de Viana (Portugal), filho de Antônio de Araújo e Vicência Gonçalves.
           Pais de:

2.1 José Inácio de Araújo, da freguesia do Senhor do Bonfim de Antônio Pereira (MG) e habilitado em 1779 para seguir carreira sacerdotal .

2.2 Silvério Gonçalves de Araújo, nascido na Conceição de Antônio Pereira e também habilitado em 1779 de genere et moribus.

 

ÁLVARES MOREIRA

Antônio Álvares Moreira nasceu na freguesia da Vitória, cidade do Porto (Portugal) e se casou com Clara de Souza, nascida na freguesia de N. Sra. do Loreto de Jacarepaguá (RJ).
           Pais de:

1.1 Clara de Souza, nascida na freguesia da Candelária (Rio de Janeiro, RJ) e casada com Domingos Ferreira Diniz, de São Tiago de Carvalhosa, arcebispado de Braga (Portugal), filho de Mateus Diniz e Maria Ferreira.
           Tiveram:

2.1 João Ferreira de Souza, natural de N. Sra. da Conceição de Camargos (MG) e habilitado em 1749 para assumir funções sacerdotais .

 

ÁLVARES PORTO

Frutuoso Álvares Porto foi casado com Josefa Álvares.
           Pais de:

1.1 Josefa Maria da Conceição (ou Josefa ÁLVARES da Conceição), nascida na freguesia de N. Sra. da Conceição das Catas Altas do Mato Dentro (MG) e casada no arraial de Antônio Pereira no dia 25 de abril de 1720 na matriz de com Antônio da Silva Barros, nascido na freguesia de Maravilha de Santarém, patriarcado de Lisboa (Portugal).
           Deles vieram:

2.1 Bernarda Maria da Silva, batizada a 10 de abril de 1724 em Catas Altas (hoje distrito do município de Santa Bárbara, MG) e casada a 30 de julho de 1752 na capela de N. Sra. da Natividade, da freguesia de N. Sra. da Conceição do arraial de Antônio Pereira com Manuel Fernandes de Souza, da freguesia de Santa Maria de Borbela, termo de Vila Real (Portugal), filho de Antônio Fernandes de Souza e Ana Lourença de Almeida.
           Deste casamento procederam:

3.1 Antônio Fernandes de Almeida e Souza, batizado no dia 14 de junho de 1767 em Antônio Pereira e habilitado em 1818 na cidade de Mariana para seguir vida religiosa.

 

ALVES MACHADO

Antônio Alves Machado foi casado com Maria Rodrigues.
           Moravam em Santo Amaro, na cidade de São Paulo (SP).
           Pais de:

1.1 Antônio Alves Machado, batizado no dia 2 de junho de 1613 na freguesia de Santo Amaro, subúrbio da cidade de São Paulo e casado com Ana de Linhares, da mesma região.
           Eles tiveram:

2.1 Margarida de Linhares, natural da mesma Santo Amaro e casada no dia 14 de julho de 1710 no Bom Retiro da vila de Sabará (MG) com José Ribeiro da Cunha, nativo de São Martinho da vila de Cintra (portugal), filho de Antônio Ribeiro e Antônia Ribeiro.
           Desta união procederam:

3.1 Antônio Ribeiro da Cunha, batizado no dia 30 de novembro de 1711 na capela do Bom Retiro da Roça Grande, termo da Vila Real de Sabará.
           Bacharelou-se em Sagrados Cânones na Universidade de Coimbra e habilitou-se em 1749 em Mariana para tomar as ordens sacras.

3.2 Sebastiana Ribeiro de Linhares, casada com Antônio de Barros Moreira. O casal dotou o irmão e cunhado para candidatar-se ao sacerdócio.

 

ALVES PEDROSA

Manuel Alves Pedrosa nasceu em Lisboa (Portugal) e foi casado com Maria Teresa de Jesus, da freguesia de São José.
           Pais de:

1.1 Ana Teresa Jesus, casada com Antônio Dias de Gouveia, do Porto (Portugal), filho de João Dias de Gouveia e Maria Barbosa.
           Tiveram:

2.1 Antônio Dias de Gouveia, batizado a 6 de agosto de 1790 na matriz de Santa Ana de Lavras (MG).
           Ele se habilitou em Mariana no ano de 1822 para receber as ordens sacerdotais.

 

ALVES DA SILVA

Antônio Alves da Silva foi casado com Luísa Maria da Costa.
           Pais de:

1.1 Luciana Maria da Piedade, natural da freguesia de Santo Antônio da vila de São José e casada com Leandro Barbosa da Silveira, da vila de São João del Rei, exposto em casada do capitão de mesmo nome.
           Tiveram:

2.1 Manuel Pedro de Alcântara, da freguesia de Santo Antônio da vila de São José e habilitado de genere et moribus em 1825.

2.2 Claudina Maria do Nascimento, casada com Antônio José Lopes da Cruz.

2.3 Umbelina Maria de Jesus, casada com o cap. Miguel Barbosa da Silveira.

 

ANDRADE NOVAIS

José de Andrade Novais foi batizado a 6 de dezembro de 1707 na freguesia de Ribas, arcebispado de Braga (Portugal), filho natural de Antônio de Andrade e de Maria.
           Casou-se no dia 21 de setembro de 1733 na capela de N. Sra. dos Prazeres da freguesia de Santo Antônio de Itatiaia (MG) com Joana Maria de Almeida, nascida a 29 de outubro de 1702 e batizada a 7 de novembro do mesmo ano na freguesia de Santo Ildefonso, extra-muros da cidade do Porto (Portugal), filha de Matias de Almeida e Luísa Vieira.
           Pais de:

1.1 José de Andrade e Almeida, natural da freguesia de N. Sra. da Conceição de Antônio Dias. Habilitou-se em 1761 para seguir vida eclesiástica.

1.2 Antônio José de Carvalho, nascido em N. Sra. da Conceição de Vila Rica e casado com Helena Luís de Jesus, natural da freguesia de N. Sra. da Conceição de Guarapiranga, filha de Antônio da Silva Vilanova e Ana das Neves de Almeida.
           Pais de:

2.1 José Antônio da Silva, da freguesia de São Miguel do Rio Piracicaba e habilitado em 1765 em Mariana para seguir carreira religiosa. Seu patrimônio constava de dois capões de roça, denominadas Ovelha e Paciência, na freguesia do Ouro Branco, doados pelo capitão Silvestre da Silva Araújo e sua esposa Ana Pedroso da Silva.

 

ANTUNES PEREIRA

Francisco Antunes Pereira nasceu na rua do Chão, vil de Manteigas, freguesia de N. Sra. da Conceição, no bispado da Guarda (Portugal), filho de Manuel Antunes e Apolônia Gomes.
           Casou-se no dia 7 de junho de 1738 na capela de São Brás do Suaçu (Congonhas do Campo, MG) com Floriana Maria da Silva, natural da freguesia de São Miguel da Palmeida de Leça de Matozinhos, bispado do Porto (Portugal), onde fora batizada a 26 de dezembro de 1723, filha de Manuel da Silva Santos e Luísa Antunes de Jesus.
           Pais de:

1.1 Antônio José da Silva Pereira, batizado a 22 de março de 1744 na capela do Brumado, na freguesia de N. Sra. da Conceição de Congonhas do Campo. Habilitado em Mariana no ano de 1766 para seguir vida religiosa.

 

ARAÚJO MONTEIRO

Manuel de Araújo Monteiro nasceu em Portugal e foi casado com Mariana de Souza Pimenta, natural de Catas Altas do Mato Dentro (MG).
           Pais de:

1.1 Manuel Antônio de Araújo, nascido em Conceição das Catas Altas do Mato Dentro e casado na capela do Rosário (freguesia de São Miguel do Rio Piracicaba) a 18 de julho de 1803 com Isabel Rodrigues de Carvalho, filha de Manuel Vilela de Carvalho e Ana Maria de Jesus.
           Eles tiveram:

2.1 Antônio Vilela de Araújo, batizado em São Miguel do Rio Piracicaba a 4 de novembro de 1805.
           Habilitou-se de genere et moribus em Mariana no ano de 1828.

2.2 Maria Luciana de Jesus.

2.3 João Antônio de Araújo.

 

AZEVEDO E CASTRO

O cap. Leonardo de Azevedo e Castro nasceu na freguesia de Santa Maria Madalena do Santo (Terço?), bispado do Porto (Portugal) e se casou com Branca Furtado.
           Em 1766 ele já estava viúvo.
           Pais de:

1.1 Albano da Silva Castro, natural de São José da Barra Longa (MG).
           Habilitado de genere et moribus em Mariana no ano de 1766. Tinha bens na Barra Longa e estava com 40 anos em 1780.

 

AZEVEDO SILVA

Manuel de Azevedo Silva nasceu em São Martinho de Soalhões, termo do Porto (Portugal) e foi casado com Joana Correia de Brito, natural do Recife (PE).
           Pais de:

1.1 Joana Teresa de Azevedo, nascida na freguesia de N. Sra. de Nazaré da Cachoeira do Campos e casada com o cap. Simão Ribeiro de Carvalho, nascido na freguesia do Mosteiro de Vieira, no arcebispado de Braga (Portugal), filho de Manuel Ribeiro de Carvalho e Potência Soares.
           Deles procederam:

2.1 Silvério Ribeiro de Carvalho, natural de Boa Viagem de Itabira e habilitado em 1774 para a vida eclesiástica.

 

AZEVEDO VASCONCELOS

Francisco de Azevedo Vasconcelos nasceu na cidade de Viseu (Portugal) e foi casado com Rosa Maria de Jesus, nativa da freguesia de N. Sra. da Conceição de Vila Rica.
           Pais de:

1.1 Quitéria de Azevedo, nascida na freguesia de São Sebastião (MG) e casada com Manuel Ferreira de Carvalho, da freguesia de São Salvador da vila Cova de Lena (Portugal), filho de Sebastião Ferreira de Carvalho e Rosa da Cunha Teixeira.
           Deste casamento vieram:

2.1 José Ferreira de Azevedo, nascido em Santo Antônio de Itaverava (MG) e ordenado padre em São Paulo em 1779.

2.2 Miguel Ferreira de Azevedo, nascido em Itaverava e ordenado em Mariana.

2.3 Joaquim Ferreira de Azevedo, nascido em Itaverava e ordenado em Mariana.

2.4 Manuel Ferreira de Carvalho de Azevedo, nascido em Itaverava e ordenado em Mariana.

Retornar para Genealogias e Artigos



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.