ícone carta
Contate-nos
ícone
Receba notícias
ícone lupa
Pesquise no site
adicionar aos Favoritos
Gostou? Adicione aos Favoritos!

GENEALOGIA BRASILEIRA

Fontes Primárias - Documentos Civis - Minas Gerais

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Anamaria Nunes Vieira Ferreira

 

22/04/1749
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.38, fl.330
Carta de Confirmação. Posto de Capitão de Ordenanças da Freguesia do Ouro Branco. Termo de Vila Rica
Pedro Mendes de Vasconcelos

07/05/1758
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.13, fl.106
Carta. Confirmação de meia légua de terra em quadro junto ao Córrego de S. Furtuoso que deságua da Guarapiranga.
Processo de José Alves Teixeira

30/07/1796
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 4645
Acusado(a) de Protestantismo, com a profissão de Estudante, natural de [Guarapiranga], Brasil, morador em [Guarapiranga], Brasil, de 25 anos de idade, filho de Luís Alves Chaves e de Ana Maria Gonçalves Vieira (Dona), Solteiro.
Domingos Gonçalves Torres

18/05/1758
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.13, fl.102
Carta de Confirmação. Meia légua de terra da outra parte do Rio do Guarapiranga.
Joaquim Gonçalves

16/05/1758
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.13, fl.100
Carta de Confirmação. Meia légua de terra, em quadro, da outra parte do Rio da Guarapiranga.
António Gonçalves Torres

14/05/1758
Registo Geral de Mercês, D. José I, liv.13, fl.107
Carta de Confirmação. Meia légua de terra em quadra junto ao ribeirão que desagua no Rio do Guarapirangá.
Mariana de Madureira

20/02/1715
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.7, fl.150v
Carta. Doação de duas léguas de terra no rio de Guaçará no Igarapé chamado de Guarapiranga correndo pelo rio Muripititanga, fronteiras às terras do ....
João da Silva Martins

06/02/1720
Registo Geral de Mercês, D.João V, liv.11, fl.207
Carta. Capitão de uma Companhia da Ordenança do distrito de Guarapiranga
Matias do Couto Costa

09/05/1758
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.13, fl.110
Carta de Confirmação. Meia Légua de terra em quadro no Sertão do rio Piranga
Manuel Ribeiro dos Santos

26/03/1757
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.12, fl.62
Carta de Confirmação. Terras no Rio Piranga.
Francisco Gonçalves da Rocha

18/02/1824
Registo Geral de Mercês, D.João VI, liv.18, fl.128
Carta. Confirmação de uma légua de terra, denominado Prato Grande, nas margens do rio Pirangá, freguesia do Rio Preto, na província de Pernambuco.
José Gomes de Araújo

04/09/1769
Registo Geral de Mercês, D.José I, liv.23, fl.33
Carta de Confirmação. Meia Légua de Terra na Quadra nas margens do Rio da Casca.

1816
Fundo Geral, letra A, mç. 2255
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 17, n.º 6
Autos de justificação de D. Ana Josefa da Cunha Cardoso e Passos, casada com Manuel José da Cunha Vasconcelos e Sá, seus irmãos Tristão Joaquim de Faria, José Joaquim de Faria, capitão do regimento de infantaria 15 e Custódio José, filhos de Custódio José Gomes Fiuza e Faria e de D. Maria Josefa da Cunha Cardoso e Passos, e Josefa Maria de Oliveira e Faria, sua irmã Maria Josefa de Oliveira e Faria, filhas de Manuel de Oliveira e Faria e de Ana Maria de Araújo, e seus sobrinhos Manuel José de Oliveira e Faria, António José de Oliveira, Ana, Joaquina e Maria, filhos de José Luís de Oliveira e Faria e de Maria Luisa de Oliveira, todos naturais do termo de Barcelos.
Os justificantes pretendem receber como únicos herdeiros, os primeiros de sua tia Paula Maria de Faria, filha de Ventura de Araújo e de Gaspar Gomes, e os últimos de sua irmã e tia Ana Joaquina de Oliveira e Faria, a herança deixada a estas pelo tio materno de ambas António de Araújo, filho de Luís de Araújo e de Maria da Costa, também natural de Barcelos, falecido no Arraial de Passagem Felial, Ouro Branco, Vila Rica, Mariana (1804); Escrivão Bento Geraldino da Silva Valadares.

1760
Fundo Geral, letra A, mç. 2236
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 54, n.º 9
Autos de justificação de D. António Barbosa da Costa e sua mulher Francisca Ventura Josefa, por suas filhas Teresa Maria da Conceição, Filipa Luisa da Ascenção e Josefa Maria Vitória, e Maria Teresa e Brizida Maria Rosa, filhas de Domingos Manuel Formariz e de Maria Gonçalves, naturais de Viana do Castelo.
Os justificantes pretendem receber um legado que lhes fora deixado por seu tio materno o padre António Luís Gonçalves, filho de João Gonçalves e de Ventura Gonçalves, também natural de Viana, falecido nas Minas de Ouro Branco; Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

1788
Fundo Geral, letra M, mç. 2513
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 73, n.º 10
Autos de habilitação de António José Leitão, casado com Maria Teresa, filho de Tomé de Barros Leitão e de Maria Fernandes de Vilas Boas, natural de Goios, Joana Maria, viúva de Domingos Manuel Briote, suas filhas Joana Maria, Luisa, Teresa e Antónia, seu irmão Manuel Fernandes Braziela, filhos de João Fernandes Braziela e de Maria de Vilas Boas, naturais de São Salvador de Pereira, Barcelos.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada pelo tio avô materno do primeiro e tio paterno dos dois últimos, Manuel Fernandes Braziela, filho de António Fernandes e de Maria Domingues, também natural de São Salvador de Pereira, falecido em Santo António do Ouro Branco, Vila Rica (1776), pretendendo ainda habilitar-se o padrasto do primeiro habilitante, segundo marido de sua mãe, Francisco da Silva; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1778
Fundo Geral, letra D, mç. 471
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 87, n.º 5
Autos de habilitação de António Pires e Maria Pires, filhos de Sebastião Pires e de Francisca Vaz, naturais de Santa Maria de Borba da Montanha, Celorico de Basto.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros de sua mãe e por si, a herança deixada por seu irmão Domingos Pires Gonçalves, também natural de Santa Maria de Borba, falecido em Santo António do Ouro Branco, Vila Rica do Ouro Preto (1776), herança a que tinham posto embargos Serafim Gonçalves Pimenta e sua irmã Angélica Gonçalves, também de Borba, que pretendiam ser os legitimos herdeiros; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1794
Feitos Findos, Fundo Geral, letra A, mç. 2247
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 168, n.º 5
Autos de habilitação de Francisca Maria da Cunha, viúva de António da Silva Pinto, filha de Bartolomeu da Cunha e de Maria da Rocha, sua cunhada Luzia, filha de Estêvão de Leão e de Ana Pinto, sua sobrinha Maria Pinto, casada com Francisco Moreira, filha de Francisco Pinto e de Ana Moreira, naturais de Santiago de Valpedre, Penafiel.
Os habilitantes pretendem receber, a primeira como herdeira da meação e as últimas como legatárias da herança deixada por seu marido, irmão e tio paterno, natural de Valpedre e falecido em Santo António do Ouro Branco, Vila Rica, Mariana em 1787, ficando reservada a outra metade para seus filhos António e Manuel, ausentes em parte incerta. Penafiel. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1786
Fundo Geral, letra A, mç. 2216
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 42, n.º 1
Autos de habilitação de Antónia da Costa e seus irmãos Maria Josefa da Costa, casada com Francisco António, Rosa da Costa, Bento da Costa e Manuel da Costa, filhos de Manuel Gonçalves da Costa e de Domingas Fernandes, naturais de Miranda, Arcos de Valdevez.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu tio paterno António da Costa, filho de Pedro Gonçalves e de Isabel da Costa, natural de São Martinho do Campo, Póvoa de Lanhoso, falecido em Guarapiranga, Mariana (1782); Escrivão Francisco da Silva Braga.

1794
Fundo Geral, letra J, mç. 4087
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 42, n.º 6
Autos de habilitação de Antónia Esteves de Araújo, viúva de Alexandre Alves, filha de Pedro Esteves, o gago, e de Maria Madalena de Araújo, e seu filho José Alves, naturais de Monção
Os habilitantes pretendem receber o segundo como herdeiro de sua tia materna, Francisca Luisa Esteves de Araújo, viúva de António Tinoco, metade da herança deixada por seu irmão e tio o capitão João Esteves de Araújo, também natural de Monção, falecido em Guarapiranga, Mariana (1792), ficando reservada a herança do outro seu irmão, Francisco Esteves de Araújo, também natural de Monção, falecido em Mariana, para nova habilitação; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1784
Fundo Geral, letra L, mç. 499
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 43, n.º 6
Autos de habilitação de Antónia de Freitas, filha de Vicente de Freitas e de Luisa Maria, natural de Póvoa de Santo Adrião
A habilitante pretende receber a meação da herança deixada por seu marido Luís da Costa Pimenta, filho de Manuel da Costa e de Maria Dias, natural de Santiago de Beduído, Estarreja, falecido em Guarapiranga, Mariana (1783). Mais tarde em 1786, habilita-se à mesma herança José António Ferreira, viúvo de Maria Teresa, como herdeiro e testamenteiro da habilitante anterior, e no ano seguinte por seu falecimento, suas filhas Ana Gertrudes da Assunção e Inácia Maria da Assunção; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1788
Fundo Geral, letra M, mç. 2540
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 58, n.º 8
Autos de habilitação de António da Cunha Coura, filho de Clemente da Cunha e de Mariana Fernandes, seus sobrinhos Ana Maria Gonçalves, casada com António Rodrigues e Manuel da Cunha, casado com Ana Maria Barbosa, filhos de Diogo da Cunha Coura e de Maria Gonçalves, naturais de São Miguel de Porreiras, Paredes de Coura.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu irmão e tio paterno Manuel da Cunha Coura, natural de São Miguel de Porreiras e falecido em Guarapiranga, Mariana em 1787. Valença do Minho. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1762
Fundo Geral, letra J, mç. 4104
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 64, n.º 4
Autos de justificação de António Francisco, viúvo de Marta da Silva, filho de António Francisco e de Madalena Fernandes, natural de Bouro, Amares
O justificante pretende receber como único herdeiro, a herança deixada por seu filho José da Silva, também natural de Bouro, falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Ouro Preto; Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

1758
Fundo Geral, letra J, mç. 4104
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 66, n.º 5
Autos de justificação de Manuel Francisco da Torre, viúvo de Marta da Silva, filho de António Francisco e de Madalena Fernandes, natural do Bouro, Amares
O justificante pretende receber como único herdeiro, a herança deixada por seu filho José da Silva, também natural do Bouro, falecido na freguesia de Nossa Senhora de Guarapiranga, Minas (1757); Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

1767
Fundo Geral, letra A, mç. 2224
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 82, n.º 8
Autos de justificação de António de Matos e seus irmãos Francisco José e José Teixeira Duarte, filhos de Fernando Teixeira e de Maria Teixeira, naturais de Carapeços, Barcelos.
Os justificantes pretendem receber uns legados que haviam sido deixados por seu tio paterno Alexandre de Matos Duarte, filho de Teodósio Teixeira de Matos e de Mariana de Matos, também natural de Carapeços, falecido em Guarapiranga, Mariana (1755); Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

1778
Fundo Geral, letra J, mç. 4092
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 86, n.º 2A
Autos de habilitação de António Pereira Monteiro da Fonseca, viúvo de Maria Josefa de Sousa Machado, filho de António Pereira e de Maria da Fonseca, natural de Santa Maria de Gouve, por si e por seus filhos menores Ana Joaquina e Manuel António, naturais de São Salvador de Ribas, Celorico de Basto
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu tio-avô Jerónimo de Carvalho, filho de Manuel de Carvalho e de Senhorinha Mendes, irmão de Francisco de Carvalho, casado com Maria Alves da Cunha, pai de António José Gonçalves Ribeiro de Carvalho, casado com Teresa de Sousa Machado, sogros e avós dos habilitantes, também natural de São Salvador de Ribas, falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Mariana (1763); Escrivão Francisco da Silva Braga.

1797
Fundo Geral, letra J, mç. 4102
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 98, n.º 14
Autos de justificação de Benta e sua irmã Luisa, filhas de Bento de Castro e de Catarina Leite, suas primas Joana e Luisa Leite, casada com João de Sousa, filhas de Manuel Teixeira e de Antónia Leite, naturais de Pombeiro, Felgueiras.
As justificantes pretendem receber como únicas herdeiras, a herança deixada por seu tio materno João Leite Ribeiro, filho de António Leite e de Joana Bernarda, também natural de Pombeiro, falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Mariana em 1786; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1770
Fundo Geral, letra A, mç. 2229
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 133, n.º 1
Autos de justificação do padre Custódio Rodrigues, seus irmãos Manuel Rodrigues e Maria Rodrigues, casada com Luís da Costa, filhos de Custódio Rodrigues e de Maria Ferreira, naturais de São Pedro do Bairro, Barcelos.
Os justificantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu irmão António Rodrigues Ferreira, natural de São Pedro do Bairro, falecido nas Minas de Guarapiranga, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Mariana; Escrivão João Caetano da Silva Pereira.

1802
Fundo Geral, letra D, mç. 489
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 137, n.º 6
Autos de procuração de Domingas Esteves de Araújo e seu marido António Gonçalves, D. Paula Maria de Abreu e Lima, viúva do Dr. António José Cerqueira de Araújo e Castro, residentes em Arnado, Monção
Ao coronel António Machado de Faria e Maia, governador de Monção, Luís José de Amorim de Azevedo, residente em Monção, Francisco Xavier Vasques, negociante em Lisboa e ao coronel Francisco António Rebelo, ajudante do governador da Capitania de Minas Gerais, residente em Serro Frio, para a cobrança e arrecadação das heranças dos irmãos da primeira e tios da última, o capitão João Esteves de Araújo e Francisco Esteves de Araújo, naturais de Monção e falecidos em Guarapiranga e Mariana; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1788
Fundo Geral, letra F, mç. 1377
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 139, n.º 9
Autos de habilitação de Domingas Vieira, viúva de Agostinho Rodrigues, sua irmã Joana Vieira, casada com Francisco de Araújo, filhas de Domingos Vieira e de Margarida Vieira, suas sobrinhas Maria José Vieira, casada com José Ferreira de Matos, filha de Francisco de Azevedo e de Francisca Vieira, Catarina Luisa, casada com João Soares Vieira, suas irmãs Joana e Maria José, filhas de Francisco Gonçalves e de Josefa Vieira, naturais de São João Baptista, Mosteiro e Pinheiro, concelho de Vieira do Minho.
As habilitantes pretendem receber como únicas herdeiras, a herança deixada por seu irmão e tio materno o padre Francisco Vieira Alves, natural do Mosteiro e falecido no Arraial de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Vila Rica, Mariana em 1787; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1803
Fundo Geral, letra M, mç. 2544
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 143, n.º 10
Autos de habilitação de Domingos Fernandes, viúvo de Custódia Gomes, filho de António Fernandes Rabaldo e de Antónia Martins, natural de A-Ver-o-Mar.
O habilitante pretende receber como único herdeiro, a herança deixada por seu filho Manuel Fernandes de Amorim, natural de A-Ver-o-Mar, Santiago de Amorim, Barcelos e falecido em 1802 na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, Minas; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1795
Fundo Geral, letra A, mç. 2209
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 143, n.º 11
Autos de habilitação de Domingos Fernandes, viúvo de Maria Francisca Vilela, suas filhas Josefa Fernandes, casada com Domingos Fernandes e Maria Teresa, sua cunhada Teresa Francisca Vilela, filha de João Vilela e de Isabel Francisca, naturais de Nossa Senhora da Palmeira, Braga
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada pelo seu cunhado, tio materno e irmão André Francisco Vilela, natural de Nossa Senhora da Palmeira e falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga em 1791; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1806
Feitos Findos, Fundo Geral, letra F, mç. 1380
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 175, n.º 10
Autos de procuração de Francisco Fernandes de Moura, lavrador em Gralhas, Montalegre
Auto dirigido ao guarda-mor João Mendes da Silva, residente na freguesia de Santo António de Itabrabá, ao capitão Luís António de Faria, residente no Arraial de Piranga e ao tenente José Álvares Ferreira, residente em Calambás, freguesia de Piranga para a cobrança e arrecadação da herança deixada por seu irmão José Manuel Fernandes de Moura, falecido em Guarapiranga. Montalegre. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1789
Feitos Findos, Fundo Geral, letra D, mç. 487
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 184, n.º 9
Autos de habilitação de Francisco de Oliveira, seus irmãos José de Oliveira e António de Oliveira, filhos de João Simões e de Luisa de Oliveira, naturais de Carvalhais, São Pedro do Sul.
Os habilitantes pretendem receber a herança deixada por seu irmão Domingos de Oliveira, casado com Mariana dos Santos de Almeida, natural de Carvalhais e falecido em Xapetó, freguesia de Guarapiranga, Vila Rica. Vouzela. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1769
Feitos Findos, Fundo Geral, letra J, mç. 4126
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 190, n.º 1
Autos de habilitação de Francisco Teixeira, suas irmãs Joana Teixeira e Maria Teixeira, casada com António Francisco, filhos de Gonçalo Teixeira e de Isabel Francisca, naturais de São Sebastião de Paços, termo da vila de Basto.
Os habilitantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu irmão João Teixeira Alves, natural de São Sebastião de Paços e falecido na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, termo de Mariana, comarca de Vila Rica. Refoios de Basto.

1788
Feitos Findos, Fundo Geral, letra S, mç. 210
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 204, n.º 9
Autos de habilitação de Inácio Vieira de Faria e suas irmãs Ana de Faria, Josefa de Faria e Joana de Faria, filhos de António Vieira de Lima e de Mariana de Faria, naturais de Seleiro, freguesia de São Faustino de Vizela.
Os habilitantes pretendem receber a meação da herança deixada por seu irmão Silvestre de Faria, natural de Soleiro, casado com Ana Antónia de Melo e falecido no Arraial de Guarapiranga, Mariana em 1784.
Guimarães. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1756
Feitos Findos, Fundo Geral, letra J, mç. 4115
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 213, n.º 2
Autos de habilitação de Jerónima Álvares Coelho, viúva de João da Costa Silva, filha de João Francisco e de Antónia da Silva, natural de São Miguel de Nevogilde, Maia.
A habilitante pretende receber como única herdeira, a herança deixada por seu filho João da Costa Silva, natural de Lordelo do Ouro, falecido no Arraial do Bacalhau, freguesia de Guarapiranga, Minas das Congonhas em 1775. Porto. Escrivão José Gomes da Cruz.

1795
Feitos Findos, Fundo Geral, letra M, mç. 2551
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 219, n.º 18
Autos de habilitação de Joana Maria, viúva de João de Oliveira e suas filhas Ana Ludovina de Oliveira, Maria Teodora de Oliveira e Margarida Felizarda de Oliveira, seu irmão João Alves, viúvo de Teresa Maria com suas filhas Ana Teresa, casada com Joaquim da Silva Esteves, Maria Teresa, casada com Bento José de Sousa Lima, Teresa Maria da Cunha, casada com Domingos Ribeiro da Cunha e Custódia Teresa, casada com José António Ferreira da Silva, seu genro António Fernandes da Costa Pereira, viúvo de Francisca Teresa Pereira, filhos de João Alves e de Paula Monteiro, naturais de São Martinho de Cedofeita, Porto
Os habilitantes pretendem receber as heranças e legados deixados por seus irmãos, tios maternos e paternos Matias Alves Ferreira e Manuel Alves do Espírito Santo, naturais de Cedofeita e falecidos na freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Guarapiranga, termo de Mariana, respectivamente em 1780 e 1787. Porto. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1793
Feitos Findos, Fundo Geral, letra M, mç. 2551
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 223, n.º 3
Autos de habilitação de João Alves, casado com Teresa Maria e sua irmã Joana Maria, viúva de João de Oliveira, com suas filhas Margarida, Ana e Maria, filhos de João Alves e de Paula Monteira, naturais da freguesia de São Martinho da Cedofeita, Porto
Os habilitantes pretendem receber as partes e os legados, que lhes competiam da herança deixada por seu irmão e tio materno, Manuel Alves do Espírito Santo, natural de Cedofeita, solteiro e falecido no sitio das Bananeiras, freguesia de Guarapiranga, Mariana em 1787, sendo também herdeiro um outro irmão, António Alves Ferreira Porto. Escrivão Francisco da Silva Braga.
Sumário contra Francisco José da Rosa e sua mulher Antónia e outras

20/4/1795-27/9/1798
Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Lisboa, proc. 9739
Acusação -sacrilégio
Morada - Freguesia da Iteveraeca, termo da Real Vila de Queluz, Distrito de Lamin, Bispado de Mariana
Observação - Contém a denúncia de José da Silva de Carvalho e sua mulher Maria de Oliveira, moradores na mesma freguesia por este terem amarrado uma corda ao pescoço duma imagem de Cristo Crucificado e de o arrastarem pela rua e a lançarem a dita imagem num tacho que estava ao fogo, fervendo com batatas; e as inquirições às testemunhas e aos denunciados, terminando com as conclusões do Promotor e da Mesa, dando por encerrado pelo facto de ser improcedente, por falta de provas e também por as testemunhais não terem nenhum crédito.

1814
Fundo Geral, letra , mç.
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 128, n.º 15
Autos de procuração de Custódia Maria de Oliveira, residente em Vilarinho de São Bento, freguesia de São João Baptista de Capeludos.
Ao capitão Domingos Coelho de Oliveira, Manuel Nogueira Coelho de Oliveira, residente na real vila de Queluz e Jacinto Ferreira de Aguiar, residente no Arraial do Lago, freguesia de São João d'El Rei, Rio das Mortes, Mariana, para a cobrança, arrecadação e outras mais acções de quaisquer heranças que lhe coubesse.

1788
Feitos Findos, Fundo Geral, letra M, mç. 2528
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 200, n.º 7
Autos de habilitação de Hipólita Jacinta, filha de José Machado de Magalhães e de Teodósia Teixeira de Carvalho, sua cunhada Josefa de Meireles Leite , viúva de Manuel António Machado por si e por seus filhos menores Maria, José e Francisca, naturais de Cabeceiras de Basto.
As habilitantes pretendem receber, não só por si mas como herdeiras de sua tia materna Teresa Teixeira de Carvalho, a herança que fora deixada por seu tio materno Manuel Teixeira de Carvalho, filho de Gaspar de Carvalho e de Maria Teixeira, natural de Santo André de Molares, Cabeceiras de Basto e falecido no Arraial de Piranga. Quintã do Arco, Cabeceiras de Basto. Escrivão Francisco da Silva Braga.

1788
Fundo Geral, letra B, mç. 439
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 146, n.º 11
Autos de habilitação de Domingos Franciso dos Santos, viúvo de Maria Pacheco e filho de António Rodrigues e de Maria Fernandes, natural de Santa Cristina de Mansores, Feira.
O habilitante pretende receber como único herdeiro, a herança deixada por seu filho Bartolomeu Francisco dos Santos, natural de Meixomil, Penafiel e falecido em Calambau, freguesia de Piranga, Mariana em 1782; Escrivão Francisco da Silva Braga.

1764
Fundo Geral, letra C, mç. 630
Feitos Findos, Juízo da Índia e Mina, Justificações Ultramarinas, Brasil, mç. 98, n.º 17
Autos de justificação de Benta Fernandes, viúva de Custódio da Costa Antunes, filha de Francisco Fernandes e de Domingas Gonçalves, seus filhos António José Barroso, casado com Rosa Maria Duarte, Rita, Marcelina Teresa e Veríssimo da Costa, casado com Joana Teresa da Costa, naturais de São Martinho do Couto de Moure, Braga.
Os justificantes pretendem receber como únicos herdeiros, a herança deixada por seu marido e pai, filho de Custódio da Costa e de Luisa Antunes, também natural de Moure, falecido em Piranga, Mariana em 1759; Escrivão Francisco da Silva Braga.

Retornar para Fontes primárias



Criado e administrado por Marco Polo T. Dutra P. Silva

® Site registrado na Biblioteca Nacional desde 2003. A reprodução de partes de artigo é permitida desde que informado o título dele, seu autor e o endereço da página web correspondente.