GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família VIEIRA DE QUEIRÓS

Lênio Luiz Richa

          Tenente Manuel de Queirós, da região do Alto Rio Doce, MG, já f. 1826, c. 1785, com Ana Maria da Assunção Vieira de Souza, f. do cap. José Vieira de Souza, fazendeiro em São José do Xopotó, MG, e Maria Gomes da Assunção ou da Anunciação, com pelo menos (DFB, HB e ZC.92): 

1.1 João Vieira de Queirós, n. cerca de 1776, Alto Rio Doce, MG, f. 1847, Cantagalo, proprietário da Fazenda Boa Vista dos Queirozes, nas margens do Rio Pomba e de outra na Serra do Quilombo, nas vertentes do Rio Negro, c. 1ª vez 1826, Cantagalo, com Maria Vieira da Câmara, desta cidade (já viúva de Francisco Alves Filgueiras Marra), f. de Manuel Vieira do Espírito Santo e Francisca Rosa da Câmara. Enviuvando, c. 2ª vez, 1835, Cantagalo, com Maria Cândida Soares, f. de Antônio de Azevedo Soares e Rosa Cândida de Jesus, com geração desta no livro “Machado Botelho, de Cantagalo”, de J.B. de Athayde, fls. 33.
                Da 1ª mulher, teve pelo menos (AP, Cr, DFB, HB e Ig):

2.1 José Vieira de Queirós, n. Cantagalo, cafeicultor (vizinho das Situações São Sebastião das Duas Barras do Rio Negro, de Manuel José de Sá, Boa União, na Fazenda da Peneda, de Tomás José Cabral, à Situação de Felisberta Francisca de Paula, na Sesmaria da Peneda, à Fazenda Cachoeira Alta, no termo de Cantagalo, de José Vieira de Souza e às terras de Manuel Antônio Pinto, no Carmo), cc. Porcina Vieira de Carvalho, n. Cantagalo, f. de Joaquim Vieira de Carvalho e Ana Angélica de Santa Rosa, com pelo menos (AP, Cr, HB e Ig):

3.1 José Vieira de Queirós, lavrador na Fazenda Cachoeira, em Euclidelândia, já viúvo em 1908 residia em Euclidelândia, onde c. 1876, com sua parenta Maria da Natividade de Queirós, brasileira, f. de Eduardo Antônio de Queirós e Simpliciana Inocência ou Simpliciana Querubina Macedo de Queirós, com pelo menos 9 filhos (Ig e MB.38):

4.1 Alice Vieira de Queirós Oliveira, b. 1878, c. Euclidelândia, com Lucas Francisco de Oliveira Júnior, brasileiro, lavrador na Fazenda Cachoeira, em Euclidelândia, f. de Lucas Francisco de Oliveira e Januária Maria de Oliveira, com pelo menos (Ig):

5.1 Norberta Vieira de Queirós, n. 1893, Euclidelândia.

5.2 José Queirós de Oliveira, n. 1895, Euclidelândia. 

 

4.2 Álvaro, b. 1880.

4.3 Simpliciana, b. 1881.

4.4 Simpliciano, b. 1881.

4.5 Vicentina Vieira de Queirós, n. RJ, b. 1885, c. Euclidelândia, com José Gonçalves Ramos Filho, n. RJ, lavrador, f. de José Gonçalves Ramos Sobrinho e Emiliana Gonçalves de Lemos, brasileiros, com pelo menos (Ig):

5.1 José Vieira de Queirós Ramos, n. 1908, na Situação Pouso Alto, Euclidelândia, do seu avô paterno.

 

4.6 Maria, b. 1885.

4.7 Leonor Vieira de Queirós, n. 1891, Euclidelândia.

4.8 Teófila Natividade de Queirós, n. 1892, Euclidelândia.

4.9 Adelaide Vieira de Queirós, n. 1897, Euclidelândia.

 

3.2 Antônio Vieira de Queirós (hipótese pelo sobrenome), fazendeiro em Euclidelândia em 1882. 

 

1.2 João Vieira de Queirós (hipótese), provavelmente o mesmo acima, que pode ter sido casado antes, em São Manuel do Pomba, com Florinda Rosa de Jesus, com pelo menos (HB):

2.1 Umbelina Alves de São Pedro Vieira, de São Manuel do Pomba, MG, c. 1844, Cantagalo, com João José da Rocha, da Vila do Príncipe, MG, f. de Francisco José da Rocha e Ana dos Santos e Souza (HB).

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana