GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família SOUZA LIMA

Lênio Luiz Richa

          João de Souza Lima, já garimpava ou negociava com ouro em Cantagalo, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, cerca de 1784, dois anos antes da chegada dos mineradores legalmente habilitados e, portanto, da fundação do primitivo arraial (O Tesouro de Cantagalo, de Sebastião A. B. de Carvalho).
          Embora o sobrenome Souza Lima esteja entre os mais recorrentes da região, não conseguimos descobrir qualquer ligação entre os ramos encontrados e este povoador. Os ramos mais antigos encontrados foram:

1.1 Capitão Francisco de Souza Lima, tio (vide Nota nº 1, no rodapé), n. cerca de 1789, Queluz (atual Conselheiro Lafaiete), Minas Gerais, f. 1866, foi capitão da 3ª Companhia da Guarda Nacional, juiz de paz e subdelegado em São Sebastião do Alto, RJ, onde foi proprietário das seguintes fazendas: Santa Maria, no Córrego dos Índios, em 1846 (vizinha da Fazenda Cachoeira das Águas Livres, dos filhos do major Joaquim José Machado Botelho, na margem do Rio Grande) e Babilônia, também no Rio Grande, em 1856 (vizinha do seu irmão Luciano de Souza Lima, adiante, e de Joaquim Machado Botelho).
          Foi cc. Maria Brígida de Jesus Souza, com pelo menos (AL, AP, HB, MB.115 e 118):

2.1 Francisco de Souza Lima Guerra (vide Nota nº 1), já f. 1890, juiz de paz e fazendeiro em São Sebastião do Alto (vizinho à posse de Manuel Pereira Bitencourt, no Sítio dos Cafés), cc. Antônia Maria de Moraes, f. de José Gonçalves de Moraes e Rosa Maria de Jesus, com pelo menos (AL, AP e Ig):

3.1 Romualdo de Souza Lima, Juiz de Paz e fazendeiro em Euclidelândia e São Sebastião do Alto, c. nesta cidade com Antônia Paula de Lima, brasileira, já viúva em 1897, f. de João José Jevoux e Francisca Paula Jevoux, com pelo menos (AL e Ig):

4.1 Florisbela de Souza Lima, n. RJ, cc. Artur Teixeira Leite, n. RJ, lavrador, f. de João Teixeira Leite e Rita Clara Teixeira Leite, com geração na família Teixeira Leite (Ig).

4.2 Tercílio de Souza Lima, n. 1890, Euclidelândia.

 

2.2 João de Souza Lima, fazendeiro no Córrego do Fundão, em São Sebastião do Alto em 1855 (vizinho de Rosa Maria de Lima e da Fazenda Feliz Descanso, no Córrego dos Índios, de Joaquim Gonçalves Lima), cc. (...), com pelo menos (AL e AP): 

3.1 Ricardo Tavares de Souza Lima, já f. 1898, fazendeiro em São Sebastião do Alto e vereador em Santa Maria Madalena em 1879 e 82, cc. Cândida Maria Rodrigues, brasileira, com pelo menos (AL e Ig):

4.1 Ernestina de Souza Lima, c. São Sebastião do Alto, com (seu primo?) Joaquim Pereira de Mendonça, brasileiro, lavrador e negociante em São Joaquim, Euclidelândia, f. de Antônio Pereira de Mendonça, português e Gerondina de Souza Lima, com geração adiante (Ig).

4.2 Rosa de Souza Lima, cc. (seu primo?) João Pereira de Souza Lima, brasileiro, lavrador e inspetor de quarteirão em Euclidelândia em 1890, irmão de Joaquim Pereira de Mendonça, do 4.1, anterior, com geração adiante (Ig).

 

3.2 José Camilo de Souza Lima, fazendeiro em São Sebastião do Alto, que em 1890, juntamente com o seu primo Antônio de Lima Xavier, mudou-se para a região de Assis, SP (AL e MB.129).

3.3 Carlos de Souza Lima, cc. Maria Fernandes de Jesus Lima, fluminense, com pelo menos (Ig):

4.1 Maria de Souza Lima, cc. Manuel de Aguiar, n. RJ, com pelo menos:

5.1 Augusto, n. 1893, Carmo.

 

4.2 Emília de Souza Lima, n. cerca de 1874, Euclidelândia, c. 1896, Carmo, com Francisco Antônio Hipólito, n. cerca de 1866, Portugal, lavrador, f. de Antônio Hipólito Francisco e Maria Felicidades dos Santos.

 

3.4 Gerondina de Souza Lima Mendonça (hipótese), brasileira, já f. 1890, cc. Antônio Pereira de Mendonça, português, já f. 1891, com pelo menos (Ig): 

4.1 Antônio Pereira de Mendonça, n. RJ, cc. Neomízia de Faria Pereira de Mendonça, n. RJ, f. de José Gonçalves Lima e Francisca de Faria Lima, brasileiros, com pelo menos: 

5.1 Elpídio Pereira de Mendonça, n. 1891, Laranjais.

5.2 Dorilho, n. 1894, no Sítio Santo André, de Antônio Mendonça & Irmão, em Laranjais. Declarante: João Pereira de Souza Lima (Ig).

5.3 Antônio, n. 1897, Laranjais.

5.4 Jovelino, n. 1900, Laranjais. 

 

4.2 Joaquim Pereira de Mendonça, lavrador e negociante em São Joaquim, Euclidelândia, c. São Sebastião do Alto, com (sua prima?) Ernestina de Souza Lima, brasileiros, f. de Ricardo Tavares de Souza Lima e Cândida Maria Rodrigues, acima, com pelo menos (AL e Ig): 

5.1 Isolina Lima de Mendonça, n. 1890, Euclidelândia (Ig).

5.2 Alzira de Souza Lima, n. 1892, no Córrego das Pias, Laranjais.

5.3 Maria, n. 1898, Laranjais.

    

4.3 João Pereira de Souza Lima, lavrador e inspetor de quarteirão em Euclidelândia, em 1890, cc. (sua prima?) Rosa de Souza Lima, brasileiros, f. de Ricardo Tavares de Souza Lima e Cândida Maria Rodrigues, acima, com pelo menos (Ig): 

5.1 Regina Pereira de Lima, n. 1894, no Sítio Santo André, em Laranjais.

5.2 Nair, n. 1896, Laranjais.

5.3 Rosita, n. 1899, Laranjais.

   

4.4 Eugênia Pereira de Mendonça (hipótese), cc. João Rosa da Silveira, com pelo menos (Ig):

5.1 Francisca Rosa da Silveira, depois de Carvalho, n. por volta de 1884, Cantagalo, onde c. 1904, com Licério Vieira de Carvalho, n. cerca de 1879, Carmo, RJ, lavrador na Fazenda São Pio, em Cantagalo, com geração na família Vieira de Carvalho.

5.2 José Rosa da Silveira, cc. Isidora Maria da Silveira, com pelo menos (Ig): 

6.1 Antônio Rosa da Silveira, cc. Maria Vieira da Silveira, f. de Joaquim Vieira de Carvalho e Felisberta Alves Vieira de Carvalho, com geração.

 

3.5 Antônio de Souza Lima Sobrinho (hipótese), cc. Justina Maria do Espírito Santo, com pelo menos (Ig): 

4.1 Camilo Luís de Souza Lima, n. RJ ou MG, negociante em Valão do Barro e Bom Jardim, c. 1ª vez com Matilde Maria Rosa e, 2ª, em São Sebastião do Alto, com Hortência Pereira de Lima, n. Cantagalo, f. de Francisco Pereira Batista e Maria Elisa Pereira, residentes em Bom Jardim, com pelo menos (AL e Ig):
                         Da 1ª mulher:

5.1 Quitéria de Souza Lima Leite, cc. Eduardo Pereira da Silva Leite, n. MG, residente em Bom Jardim, f. de José Pereira da Silva Leite e Ambrosina Joaquina Pereira da Silva Leite, com geração na família Teixeira Leite (Ig).

                         Da 2ª mulher:

5.2 Lília de Souza Lima, n. 1891, Bom Jardim.

5.3 (...), menina, n. 1894, Bom Jardim.

5.4 Laíde, n. 1899, Bom Jardim.

 

3.6 Coronel José de Souza Lima (hipótese), c. cerca de 1869, com Joaquina Maria da Rocha, com entre outros (DFB):

4.1 Doutor José de Souza Lima Rocha, n. 1871, Santa Maria Madalena, f. 1944, Rio, onde c. 1896, com Maria da Piedade Nabuco Neiva, n. 1879, Salvador, BA, f. 1950, Rio, f. do Marechal Tude Soares Neiva e Maria Teresa Junqueira Nabuco, com pelo menos (DFB):

5.1 Tude Neiva de Lima Rocha, n. 1903, Rio, advogado.

 

2.3 Ana Brígida de Jesus, de Itaverava, MG, c. 1836, Cantagalo, com Prudenciano Gonçalves Lima (1º marido), de Oliveira, Guarapiranga, MG, fazendeiro em Cantagalo, f. do alferes Bartolomeu Gonçalves Vilas Boas e Ana Rosa Teixeira. Testemunha: Antônio Gonçalves Lima (AL e HB).

2.4 Alferes Antônio de Souza Lima, de Barbacena, MG, fazendeiro em São Sebastião do Alto, c. 1838, Cantagalo, com Romana Angélica de Gouveia, desta cidade, f. de Joaquim Pires Veloso e Francisca Inês de Gouveia (AL e HB).

2.5 Maria Brígida de Jesus, de São João Nepomuceno, MG, c. 1839, Cantagalo, com José Cândido Vieira, de Santo Antônio do Ouro Branco, MG (cujos herdeiros eram vizinhos das terras da sociedade Clemente & van Erven, na Sesmaria São José, em Euclidelândia e das situações Queira Deus e Paraíso, de João Guerreiro Bogado, em São Sebastião do Alto, em 1855), f. de José Bento Vieira (AP e HB).

2.6 José de Souza Lima (hipótese), suplente do subdelegado de Ventania e fazendeiro em Santa Maria Madalena, provavelmente o mesmo que vendeu terras que foram da Sesmaria Santa Rita a João Procópio de São José, antes de 1855 (AL e AP).

2.7 Manuel de Souza Lima (hipótese), brasileiro, já f. 1907, fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. Maria José Vieira de Souza, com pelo menos (Ig):

3.1 Nestor Vieira de Souza, n. cerca de 1881, RJ, c. 1907, Cordeiro, com Maria Preciosa de Souza Alves, n. cerca de 1888, no Estado do Espírito Santo, residentes em Cordeiro, f. de Manuel Alves Arruda e Florina Rosa de Oliveira Arruda, residente em Itaocara, RJ, brasileiros (Ig).

4.1 Laurentino de Souza Lima (hipótese), cc. Inácia de Souza Lima Pinto, já f. 1917, brasileiros, foram padrinhos em Conceição de Macabu, entre 1840 e 90, com pelo menos (Ig):

5.1 Elisa de Lima Pontes, n. RJ, cc. Washington Antônio Pontes, n. RJ, comerciante, f. de Basílio Antônio Pontes e Maria Joaquina Pontes, com pelo menos (Ig): 

6.1 Isaltino, n. 1911, Macuco.

 

5.2 Maria Antonieta de Lima Beck, n. RJ, c. Macuco, com Jacinto Elias Beck, n. RJ, funcionário municipal, lavrador e negociante, f. de Francisco Elias Beck e Amélia Pinheiro Beck, brasileiros, com entre outros (Ig): 

6.1 Amélia, n. 1912, na Fazenda Val de Palmas, Macuco.

 

5.3 Maria Luísa de Souza Lima ou Souza da Silva, cc. Romeu Lima da Silva, lavrador e negociante, brasileiro, f. de Joaquim Moreira da Silva Júnior e Josefina Lanes Lima da Silva, brasileiros, com entre outros (Ig): 

6.1 Maria da Glória, n. 1914, na Fazenda Modelo, Macuco.

 

5.4 Licurgo de Souza Lima, n. RJ, lavrador na Fazenda do Sobrado, São Sebastião do Alto, cc. Cândida Mendonça Lima, n. RJ, f. de Cândido Mendonça Machado e Presciliana Mendonça Machado, com geração (Ig).

 

2.8 João de Souza Lima (hipótese, que poderia ser o mesmo acima), cc. Cândida Maria da Conceição, com pelo menos (AP e Ig): 

3.1 Manuel de Souza Lima, n. RJ, lavrador na Fazenda Córrego do Ubá, Macuco, cc. Alcina Leopoldina de Oliveira de Souza Lima, n. RJ, f. de Artur Antunes de Oliveira e Laudicéria Leopoldina Bogado de Oliveira, com pelo menos (Ig):

4.1 Raul, n. 1916, na Fazenda Córrego do Ubá, Macuco.

 

2.9 Antônio de Souza Lima (hipótese), já f. 1905, inspetor de quarteirão, juiz de paz e fazendeiro em Itaocara, cc. Maria Rita de Souza Lima, com pelo menos (AL, Ig e MP): 

3.1 Honório de Souza Lima, declarante do óbito do seu irmão Antônio de Souza Lima, a seguir (Ig).

3.2 Antônio de Souza Lima, negociante, n. 1858, RJ, f. 1903, Itaocara, solteiro, sem testamento e sem geração.

3.3 Francisca Amália de Medeiros, cc. João do Rego Medeiros, brasileiros, f. de Caetano do Rego Medeiros e Florentina Genoveva do Carmo, com pelo menos (Ig):

4.1 Amália ou Armanda de Medeiros, n. 1892, Itaocara.

 

3.4 Virgílio de Souza Lima, n. RJ, negociante em Macuco, onde declarou nascimento e foi testemunha em 1902, c. Euclidelândia, com sua parenta Olga Barroso de Carvalho Lima, n. RJ, f. de Augusto de Souza Lima Barroso e Josefina Amélia Pontes Barroso, adiante, com pelo menos (Ig): 

4.1 Manuel, n. 1903, Macuco. Testemunha: Luís de Souza Lima.

4.2 Moacir, n. 1905, Macuco. Testemunha: Luís de Souza Lima.

4.3 José, n. 1906, Macuco.

4.4 Amauri, n. 1908, Macuco.

 

3.5 Luís de Souza Lima (hipótese), negociante em Macuco, testemunha do registro de nascimento de Manuel e Moacir, filhos de Virgílio de Souza Lima, acima (Ig).

 

2.10 Camilo de Souza Lima (hipótese), agente dos Correios e proprietário em Euclidelândia de 1864 e 69 e sacristão em 82, cc. Delfina Cândida Vieira de Souza, com pelo menos (AL e Ig): 

3.1 Olinda de Lima Ferreira, cc. João Pedro Ferreira, fluminenses, f. de José Pedro Ferreira, alfaiate em Itaocara, e Carolina de Jesus, com pelo menos (AL e Ig):

4.1 Cresilídia Ferreira Lima, n. 1892, Itaocara (Ig).

4.2 Maria, n. 1898, Itaocara.

 

3.2 Adão de Souza Lima (hipótese), cc. Cândida Genoveva de Souza Lima, com pelo menos (Ig): 

4.1 Teodoro de Souza Lima, n. 1885, RJ, lavrador em Macuco, cc. Maria Filomena de Souza Lima, f. de Manuel Alves de Santana ou Capivari e Justina Maria da Conceição, com pelo menos:

5.1 Senhorinha, n. 1910, na Fazenda Val de Palmas, Macuco.

 

4.2 Emiliana de Souza Ribeiro, cc. Januário Ribeiro, fluminenses, f. de Antônio Mendes Ribeiro e Germana Romana, com pelo menos (Ig):

5.1 Raulina, n. 1910, na Volta da Ferradura, Macuco.

 

1.2 Alferes da Guarda Nacional, Luciano de Souza Lima (irmão do capitão Francisco de Souza Lima, tio, acima), n. 1794, Queluz, MG, f. 1880, juiz de paz em São Sebastião do Alto, RJ, onde foi dono da Fazenda Cachoeira, no Rio Grande, às margens do Rio Negro (vizinha de Manuel Pereira Bitencourt, no Sítio dos Cafés, de Manuel Rodrigues de Souza, das terras de Maria Francisca de Jesus no Rio Descoberto, e da Fazenda Babilônia, de Francisco de Souza Lima, em 1856), cc. (...), com pelo menos (AL e AP): 

2.1 Leopoldina Augusta de Souza Lima, cc. Francisco de Paula Fajardo, dono da Fazenda da Cachoeira, f. de outro do mesmo nome, com entre outros:

3.1 Francisco de Paula Fajardo, fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. Bibiana Augusta Fajardo, com pelo menos (CBG e Ig):

4.1 Luciano de Paula Fajardo, c. 1899, Trajano, com Zulmira Rodrigues de Moraes, b. 1869, nesta cidade, f. de Antônio Rodrigues de Moraes e Feliciana Bernardina de Melo Correia de Moraes (AL, CBG e DBB). Ver também a família Moraes Coutinho.

 

2.2 Francisco de Souza Lima Barroso, fazendeiro em São Sebastião do Alto, cc. Carlota Augusta Gouveia de Souza Lima Barroso, com pelo menos (AL e Ig): 

3.1 Augusto de Souza Lima Barroso, suplente de subdelegado em São Sebastião do Alto, dono da Fazenda São Pedro da Lage, em Euclidelândia, cc. Josefina Amélia Pontes Barroso, f. de Manuel Antônio Pontes, fazendeiro em São Sebastião do Alto, e Carolina Amélia de Lima Pontes, com pelo menos (AL e Ig):

4.1 Olga Barroso de Carvalho Lima, n. RJ, c. Euclidelândia, com seu parente Virgílio de Souza Lima, f. de Antônio de Souza Lima e Maria Rita de Souza Lima, com geração acima (Ig).

4.2 Alda Barroso Peixoto, c. Euclidelândia, com José da Silva Peixoto, comerciário, fluminenses, f. de Antônio Joaquim da Silva Peixoto e Maria Luísa da Silva, com pelo menos (Ig):

5.1 Maria, n. 1899, Macuco.

5.2 Arnoud, n. 1900, Macuco.

5.3 Ernani, n. 1902, Macuco.

 

4.3 Estela, n. 1896, Macuco.

 

3.2 Francisco de Souza Lima Barroso Júnior, n. RJ, lavrador, c. 1ª vez, Itaocara, com Laudicéia Cândida Pinto Barroso, brasileira, f. de Luís Antônio Pinto e Maria Cândida Pinto e, 2ª, com Isaura da Silva Barroso, fluminense, residente em Euclidelândia, f. de Manuel Antônio Pontes e Carolina Amélia de Lima Pontes, com pelo menos (Ig):
                         Da 1ª mulher:

4.1 Francisco de Souza Lima Barroso, n. 1889, Itaocara.

                         Da 2ª mulher:

4.2 Ulisses, n.1906, Macuco.

 

3.3 Marcelina de Souza Lima Barroso, cc. o coronel Francisco Salustiano Ponte (1ª esposa), fazendeiro em São Sebastião do Alto, com pelo menos (MB.61): 

4.1 Maria Luísa Ponte, n. São Sebastião do Alto, c. 1897, com o Major Antônio Machado Botelho Gomes, n. 1874, Santa Maria Madalena, f. de Antônio Machado Botelho Sobrinho, Barão de Macabu, e Rosa Maria de Jesus, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, Fls. 61.

 

2.3 Francisco de Souza Lima Sobrinho (hipótese, que também poderia ser sobrinho ou o mesmo Barroso, acima, já que era sobrinho do capitão Francisco de Souza Lima, tio), juiz de paz e fazendeiro em São Francisco de Paula (vizinho da Fazenda Samambaia, de Felisberto Antônio de Moraes, do Sítio da Pedra, de Domingos José de Sá, das posses de Manuel Pereira Bitencourt e Boa Vista, de Flório José de Souza, ambas no Sítio dos Cafés e, ainda, das terras denominadas Duas Barras, às margens do Rio Grande, de Joaquim Rodrigues de Souza).
          Cc. Matilde Maria dos Anjos, n. por volta de 1820, Cantagalo, f. do tenente Antônio Machado Botelho e Margarida Inácia Joaquina, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, Fls. 24, entre os quais (AP): 

3.1 Luís de Souza Lima, b. 1837, Cantagalo, RJ, f. 1909 na sua Fazenda Sobrado, em São Sebastião do Alto, c. 1863, Trajano de Morais, com Maria Messias de Jesus Lanes (DBB e Ig).

3.2 Doutor Firmino de Souza Lima, b. 1841, Cantagalo, advogado em Santa Maria Madalena, vereador, c. 1ª vez, 1868, Trajano de Morais, RJ, com Joaquina da Silva Castro, f. 1880, f. de Joaquim Barbosa de Castro e Sousa e Maria Joaquina da Silva e, 2ª, 1882, com sua cunhada Maria de Castro e Silva, irmã da 1ª esposa (AL, DBB, DFB, MB.24 e Ig).

 

2.4 Quintiliano de Souza Lima (hipótese), fazendeiro em São Sebastião do Alto de 1856 a 70, que assinou o registro da posse de Manuel Pereira Bitencourt, acima, no Sítio dos Cafés (AL e AP).

2.5 Antônia de Souza Lima (hipótese), brasileira, já viúva em 1896, residente em Cantagalo, onde c. 1859, com José Vieira Gaeto, português, lavrador, com pelo menos (CBG e Ig): 

3.1  Maria de Souza Lima, n. cerca de 1866, Cantagalo, onde c. 1896, com Francisco Félix Martines, n. cerca de 1865, Valencia, Espanha, lavrador em Cantagalo, f. de Valentim Félix e Esperança Martines Félix, lavradores em Valencia, com pelo menos (Ig):

4.1 Antônio Félix Martines, n. 1901, Cantagalo.

 

3.2 Delfina de Souza Lima, n. por volta de 1877, Itaocara, c. 1896, Cantagalo, com Francisco Antônio de Faria Salgado, n. cerca de 1866, Itaocara, lavrador (viúvo de Maria Albina de Souza Lima, f. de Albino de Souza Lima, português, e Francisca Maria José, brasileira), f. de Antônio de Faria Salgado e Jesuína Rosa de Jesus, portugueses.

3.3 Emília Vieira de Souza Lima, n. por volta de 1872, Euclidelândia, c. 1897, Cantagalo, com Pedro de Faria Salgado, n. cerca de 1874, Euclidelândia, irmão de Francisco Antônio de Faria Salgado, do item anterior.

3.4 Joaquina de Souza Lima, n. cerca de 1879, Euclidelândia ou Itaocara, já f. 1924, c. 1896, com Hermógenes Dias Vieira de Souza, n. cerca de 1852, Nova Friburgo, já f. 1924, “agente” e lavrador em Cantagalo, f. de Albino Vieira de Souza, português, e Teresa Modesto França de Carvalho, brasileira, com pelo menos (Ig): 

4.1 Liberalina Vieira de Souza, n. 1900, Cantagalo.

4.2 Antônio Vieira de Souza, n. 1903, Cantagalo.

4.3 José Vieira de Souza, lavrador na Fazenda São José do Rio Negro, cc. Maria Amélia de Abreu, f. de José de Abreu e Maria Amália de Abreu, portugueses, com geração.

 

2.6 Florinda de Souza Lima (hipótese), c. depois de 1860, com Antônio Gonçalves Lima Júnior, b. 1836, Euclidelândia, vereador em Santa Maria Madalena e fazendeiro em São Sebastião do Alto em 70, f. do capitão Antônio Gonçalves Lima e Joaquina Matilde da Conceição, com geração no livro Machado Botelho, de Cantagalo, de J. B. de Athayde, Fls. 102. 

 

Nota nº 1:

O capitão Francisco de Souza Lima, Francisco de Souza Lima Sobrinho e Francisco de Souza Lima Guerra, acima (cada um em suas próprias terras), eram vizinhos da situação “F. poso Alto”, de Basílio Gonçalves Lima, em São Sebastião do Alto, em 1856 (AP). 

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana