GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família GONÇALVES DE MORAES

Lênio Luiz Richa

          Manuel Gonçalves de Moraes, f. 1809, Cantagalo, cc. Vicência Antônia de Jesus, a qual, c. 2ª vez, 1811, na Matriz de Cantagalo, com Antônio José Alves da Silveira (vide Nota nº 1, no rodapé), n. Nossa Senhora do Rosário, do lugar de Rosaes, Ilha de São Jorge, padrinho de batismo em Cantagalo em 1809 e 12 (neste ano juntamente com a esposa), f. do alferes Paulo José Bitencourt e Mariana Margarida da Silveira (DFB, HB, MP e MB.32):
          Ela teve pelo menos:

                              Do 1º marido:

1.1 Bernardina, f. 1809, Cantagalo, solteira (HB).

1.2 Maria Vicência de Jesus, madrinha de batismo em Cantagalo em 1811, juntamente com o pai e madrinha do irmão Antônio, abaixo, em 1812.

1.3 José Mateus de Moraes, padrinho de batismo do irmão Antônio, a seguir.

                              Do 2º marido:

1.4 Antônio José Alves da Silveira, b. 1812, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo (padrinhos: José Mateus de Moraes e Maria Vicência de Jesus, seus irmãos), residente no Ribeirão de São Domingos, Nova Friburgo (vizinho de Joaquim Feliciano Pinto, f. de Antônio Lopes do Amaral), c. 1832, na Matriz de Cantagalo, com Rosa Maria Soares, b. 1812, nesta cidade, f. de Antônio de Azevedo Soares e Rosa Cândida de Jesus, com pelo menos: Testemunhas do casamento: Antônio de Azevedo Soares e Mateus José da Silveira (DFB, HB e MB.32). 

2.1 Ermelinda da Silveira, b. 1834, Cantagalo.

 

1.5 Matias Alves da Silveira (hipótese), vizinho da Sesmaria Campo Alegre, “que foi de Antônio José Gomes do Couto”, e das situações de Joaquim Folly e de João José (...), em Nova Friburgo, registradas em 1855 (AP).

 

Nota nº 1:  Os registros alternam Alves e Álvares.

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana