GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família DIAS RIBEIRO

Lênio Luiz Richa

          José Dias Ribeiro, n. Portugal, cc. Ana Ferreira da Conceição, residentes na Santíssima Trindade ou Nossa Senhora da Piedade, RJ, com pelo menos (HB):

1.1 Ana Dias ou Ana Ferreira da Conceição, n. Santíssima Trindade (ou das cachoeiras do Macacu), cc. José Cordeiro da Fonseca, n. Ilha de São Miguel, Açores, já f. 1837, f. de André Pereira, n. Nossa Senhora da Luz, da mesma Ilha, com pelo menos (HB):  

2.1 Antônio Cordeiro da Fonseca, b. 1802, Cantagalo (padrinhos: Antônio José de Oliveira Campos e Josefa Maria de Jesus), batizou uma criança em Cantagalo em 1842 e, em 55 era dono da Situação Barra Alegre, no Rio Mocotó, São Fidélis, RJ (vizinha de Manuel André da Silveira), cc. Luísa Maria da Conceição ou da Encarnação, com pelo menos (Cr e HB):

3.1 Vicência Maria, de Cantagalo, onde c. 1844, com Antônio Teixeira de Carvalho, de Nossa Senhora da Oliveira, Guarapiranga, MG, f. de Luís Teixeira de Carvalho e Ana Clara Teixeira (HB).

3.2 Ana, n. 1842, Cantagalo. Padrinhos: José Cordeiro da Fonseca e Maria Joaquina de São José (Cr).

 

2.2 Genoveva, b. 1803, Cantagalo. Padrinhos: João Luís Ribeiro e sua mulher Genoveva Maria de Souza (HB).

2.3 João, b. 1805, Cantagalo (padrinhos: João de Almeida Campos e Ana Maria da Assunção), onde f. 1809. 

2.4 Joaquim, b. 1809, no oratório da Fazenda Bom Jardim, em Cantagalo. Padrinhos: José Francisco Cordeiro e sua mulher Maria Páscoa do Couto Cordeiro.

2.5 Maria Ricarda da Conceição, de Cantagalo, onde c. 1837, com Joaquim Ozório Ferreira da Rocha, b. 1815, Cantagalo, f. de Manuel Ferreira da Rocha e Antônia Adelaide de Figueiredo, com geração na família Ferreira da Rocha.

2.6 Francisco Cordeiro da Fonseca, de Santo Antônio de Sá, c. 1838, Cantagalo, com Ana Vicência de Jesus, desta Cidade, f. Vicente Ferreira Dias e Helena Maria de Jesus (HB).

2.7 Aleixo Cordeiro da Fonseca (hipótese pelo sobrenome), tinha a Situação Boa Sorte, no Rio Mocotó, São Fidélis, em 1855 (AP).

2.8 (...) Cordeiro da Fonseca (hipótese pelo sobrenome), já f. 1848, cc. Francisca da Conceição, com pelo menos:

3.1 José Cordeiro da Fonseca, de São Gonçalo, RJ (padrinho de batismo em Cantagalo em 1842, juntamente com Maria Joaquina de São José, talvez o mesmo que tinha terras em Rio Bonito, RJ, em 1855), c. 1833, na Matriz de Cantagalo, com Laudelina Maria do Rosário, de Cantagalo, f. de João da Costa Avinhosa e Jesuína de Nazaré (AP, Cr, HB e MP).

 

1.2 Joaquina Maria de Jesus, cc. João de Almeida Campos, padrinho de batismo em Cantagalo em 1805, tinha terras na Posse Grande, em Itaocara, em 1856 (vizinhas de José Maurício Brum, José Antônio Paulista, Matias Correia da Rocha, Francisco Monteiro de Souza e Fernando Teixeira Bastos), f. de José de Oliveira e Mariana de Almeida, residentes na Quinta de Paredes, São Pedro de Castelano ou Castelães, bispado de Aveiro, com pelo menos (HB):

2.1 Fortunato, inocente, b. 1811, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo. Padrinhos: Manuel Vieira do Espírito Santo e Francisca Rosa da Câmara.

2.2 Francisca, b. 1813, Cantagalo. Padrinhos: Antônio José de Oliveira Campos e Genoveva Maria de Souza, mulher de João Luís Ribeiro (HB).

2.3 João, b. 1814, Cantagalo. Padrinhos: João Luís Ribeiro e Antônia Maria de Jesus.

2.4 Maria, exposta, b. 1815, Cantagalo (padrinhos: João de Almeida Campos e sua mulher), f. 1815.

2.5 Ana, b. 1816, Cantagalo. Padrinhos: José Gonçalves de Souza e sua mulher Ana Maria da Conceição.

 

1.3 Manuel Dias Ribeiro (hipótese pelo sobrenome), cc. Emerenciana Maria, com pelo menos (HB):

2.1 Francisco Dias Ribeiro, do Arraial das Mercês, Rio da Pomba, MG, c. 1842, Cantagalo, com Ana Maria da Silva, desta Cidade, f. de Manuel Moura da Silva e Luzia Fernandes. Testemunha: Antônio de Faria Salgado.

 

1.4 Manuel Dias Ribeiro (provavelmente o mesmo anterior), cafeicultor em Cantagalo em 1854, c. 1825, com Mariana Rosa de Jesus, f. de Matias Correia da Rocha e Ana Maria do Nascimento, com geração na família Correia da Rocha (AL, MB.21 e DFB).

1.5 Miguel Dias Ribeiro (hipótese pelo sobrenome) e seus cunhados, donos do Sítio “Barro”, vizinho do Sítio Fortaleza, no Ribeirão do Santíssimo, em Santa Maria Madalena em 1855, de Manuel Dias Ribeiro (AP).

1.6 Joaquim Dias Ribeiro (hipótese pelo sobrenome), cc. Maria Luísa do Espírito Santo, já viúva em 1856, quando registrou terras (vizinhas de Manuel Dias Ribeiro, compradas de Francisco de Medeiros e sua mulher Maria Feliciana da Conceição), com pelo menos (AP):

2.1 Manuel Francisco de Lemos, talvez de outro casamento da mãe, que assinou o registro das terras para a mesma.   

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana