GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família DIAS LADEIRA

Lênio Luiz Richa

          Sargento-mor Manuel Dias Ladeira, n. São Miguel Arcanjo de Fermelã, Bispado de Coimbra, cc. Maria de Souza Caldas, n. São Gonçalo de Macacu, Estado do Rio de Janeiro, Brasil, com (VT.1.272 e 3.68):

1.1 Maria das Neves Dias, de Itaverava, MG, cc. o sargento-mor Amaro de Souza Godinho, n. Santa Maria de Bouro, Portugal, f. de João de Almeida e Tereza de Souza, com pelo menos (HB, VT.1.272, 3.179/80 e ZC.92):

2.1 Josefa Maria Ladeira de Souza Caldas, b. 1750, Prados, MG, c. na Fazenda da Cachoeira do Chopotó, São Caetano, Guarapiranga, MG, em 1767, com o alferes Manuel Vieira de Souza, n. 1722, São Martinho de Lagares, Penafiel, Porto, f. 1798, na mesma Fazenda, f. de Manuel Vieira e Maria de Souza, com geração na família Vieira de Souza (VT.1.272, 3.179/80, ZC.92 e 120 e TC.II.108 e 358/9).

2.2 Ana Francisca de Souza e Castro, n. Itaverava, “neta de Maria de Souza Caldas", cc. o alferes Antônio Vieira de Souza, n. São Martinho de Lagares, f. Piranga, MG, irmão do alferes Manuel Vieira de Souza, do item anterior, com geração na família Vieira de Souza (HB, TC, VT.1.272, 2.377, 3.179/80 e ZC.92).

2.3 Maria de Souza Godinho (hipótese), de Santo Antônio de Itaverava, MG, em cuja casa foi exposto o menino (Cr e HB):

3.1 Luís de Souza Godinho, testemunha em testamento aberto em 1825 e de casamento em em 1826, em Cantagalo (onde teve terras no Córrego dos Tanques, Euclidelândia, que vendeu a José Teixeira de Carvalho, cuja viúva registrou em 1855), c. 1835, nessa cidade, com Maria da Glória Rodrigues Godinho, b. Santa Rita, Rio, que residiu na Bahia, dona da situação Paraíso do Córrego dos Índios, São Sebastião do Alto, RJ, f. de (...) e Benta Maria do Espírito Santo, com pelo menos (Cr e HB):

4.1 Luísa de Souza Godinho, n. Euclidelândia, c. 1861, Itaocara, com José Emiliano Eccard, n. Nova Friburgo, f. de Bernardo Adolfo Eccard e Maria Clemência Eccard. Testemunhas do casamento: Luís Tani e Manuel José Pinto (MP).

4.2 Maria de Souza Godinho, n. Euclidelândia, c. 1862, Itaocara, com Fernando "Eduardo?" Henriques (...), n. Cantagalo, f. de João Abrahão (...) e Ana Maria (...) Testemunhas do casamento: José "Vieira ou Ferreira" Rodrigues e José Emílio (...).

4.3 Jesuína de Souza Godinho, n. Euclidelândia, c. 1862, Itaocara, com Estevão Eugênio Lugon, n. Cantagalo, f. de Jeremias Lugon Mulet e Maria Isabel. Testemunhas do casamento: Pedro Esteves Poubel Sobrinho e Francisco Xavier Poubel (...).

4.4 Alda de Souza Godinho, n. Cantagalo, c. 1864, Itaocara, com Francisco da Cunha Pereira, n. Porto, f. de Francisco da Cunha e Quitéria Pereira. Testemunhas do casamento: José Emílio Eccard e Luís Antônio Alves Viana. 

 

1.2 João Dias Ladeira, cc. Maria Josefa de Santa Eufrásia, f. de José da Costa e Oliveira e Leonor Pereira de Jesus, np. de André de Oliveira Raio e Antônia da Costa Azevedo, nm. do sargento-mor Alexandre Pereira de Araújo, n. Barbeita, e Maria Josefa de Jesus, de Pernambuco, com pelo menos (VT.1.272):

2.1 Padre Fabiano Dias Ladeira, n. Prados, b. 1785, ordenado em Mariana, em 1812, vigário encomendado de Santo Antônio do Amparo.

 

1.3 Sargento-mor Manuel Dias Ladeira, n. Prados (padrinhos: tenente Antônio Gonçalves Poça e Ana Joaquina, mulher do alferes Domingos Rodrigues Dantas, todos moradores em Prados), cc. Maria Vitória Vieira de Almeida, de Santo Antônio de Itabira, f. de Antônio de Freitas Soares, n. São Romão de Arroes, Guimarães, e Maria Vieira Veiga ou da Veiga, n. da Sé, Rio, com pelo menos (HB, VT.1.272 e 3.68):

2.1 Sargento-mor Manuel Dias Ladeira de Castro, n. 1762, Nossa Senhora da Conceição dos Prados, f. 1816, Cantagalo, com “52” anos, onde foi padrinho em 1807, cc. Maria Inês da Câmara, de Guarapiranga, e com Ana Joaquina de Souza e, com esta, foi padrinho em Cantagalo em 1812, com pelo menos (HB, MP e VT.1.272):
          De Maria Inês da Câmara:

3.1 Francisca Rosa da Câmara, f. 1816, com 24 anos, sepultada no cemitério da Fazenda Bom Jardim, cc. seu parente, Manuel Vieira do Espírito Santo, de Chopotó, MG, que em 1812 foi nomeado guarda-mor do Rio Imbé, onde hoje existe o Município de Trajano de Morais, RJ, proprietário da Fazenda Nossa Senhora da Conceição do Rio Negro, f. de Antônio Vieira de Souza e Ana Francisca de Souza e Castro, acima, com geração na família Espírito Santo (AP, HB, TC.1.25, 32 e 2.111).

          De Ana Joaquina de Souza:

3.2 Fortunata Sabina do Sacramento, de Guarapiranga, MG, c. 1834, Cantagalo, com João Crisóstomo Filgueiras, de São José do Rio das Mortes, MG, viúvo de Maria da Cunha. Testemunhas do casamento: Francisco Vieira de Souza e Laurindo José da Costa (HB). 

4.1 Manuel Crisóstomo Filgueiras (hipótese), fazendeiro em Duas Barras (em 1856 era vizinho da posse São Gonçalo, de José Vieira de Carvalho e da Sesmaria de São João da Pedra, herdada dos pais por José, Francisco, Paulo e Luís Vieira de Carvalho), cc. Durvalina Barbosa Filgueiras (AL, AP e Ig):
          Manuel, assinou, em 1855, a rogo de Fortunata Sabina do Sacramento, o registro das terras dela e da irmã Firmiana Rosa de Jesus (vizinhas de José Gonçalves de Souza e da posse São Gonçalo, do sobrinho delas, José Vieira de Carvalho), por herança da mãe Ana Joaquina de Souza, na Fazenda Três Barras (AP).
          O casal teve, pelo menos:

5.1 João Crisóstomo Filgueiras, n. RJ, fazendeiro em Duas Barras, cc. Emília Porcina Filgueiras, n. RJ, f. de Joaquim Vieira de Carvalho e Maria Cristina Vieira, com pelo menos (AL e Ig):

 

6.1 Maria do Carmo Filgueiras, n. 1891, Carmo, onde c. 1913, com  Manuel Ferreira Marcelino Júnior (2ª esposa), lavrador, n. cerca de 1889, RJ, residente no 1º distrito, f. de Manuel Ferreira Marcelino e Cristina Ferreira de Souza, residentes na Fazenda Santa Fé, no Carmo (Ig).

6.2 João, n. 1896, Carmo.

 

4.2 Firmiana Rosa de Jesus, mencionada no registro do item 4.1, anterior (AP).

          O documento não diz de qual das esposas:

 

3.3 Francisca Clara de Jesus (madrinha de batismo em Cantagalo em 1809, juntamente com o Alferes Francisco Gonçalves Gato). Talvez a do mesmo nome, n. de Guarapiranga, exposta, c. 1811, Cantagalo, com Pedro Francisco Martins, f. de João Homem Martins, cc. Maria Francisca (Cr e HB).
          Pedro Francisco tinha uma posse na Sesmaria da Boa Esperança, no termo de Cantagalo, em 1855 (vizinha de José Veríssimo da Silva, de Manuel José de Sá e/ou seus herdeiros e, da Fazenda Boa Esperança, de José Alves de Souza), comprada em 1810, do alferes Francisco Vieira e uma chácara no Arraial de Nossa Senhora da Conceição do Rio Negro, comprada de Francisco José da Silveira, vizinha de José Vieira de Souza (AP).
          O casal teve, pelo menos:

4.1 Maria, b. 1812, no oratório da Fazenda Bom Jardim, Cantagalo. Padrinhos: Manuel Dias Ladeira e sua mulher Ana Joaquina de Souza (HB). 

4.2 Francisco, b. 1815, na Fazenda Bom Jardim (padrinhos: alferes Antônio da Silveira Azevedo e sua mulher Ana Clemência Gomes), f. no mesmo ano.

4.3 Ana Clara de Jesus, b. 1817, Cantagalo (padrinhos: alferes Manuel Vieira de Souza, por procuração ao seu filho Manuel Vieira de Souza Almada), c. 1835, Cantagalo, com Venâncio do Nascimento Ribeiro, de Santo Antônio do Rio das Velhas, bispado de Mariana, f. de Venâncio de Assis Ferreira ou do Nascimento Ribeiro e Teresa Francisca de Jesus.

4.4 Eugênia, f. 1819, Cantagalo, com 3 mêses.

4.5 Francisca Clara da Conceição, n. Cantagalo, c. 1840, Duas Barras, com Manuel José Veloso, também de Cantagalo, f. de Bento José Veloso e Mariana Joaquina do Amor Divino.

4.6 Luís Gonzaga Martins, de Cantagalo, fazendeiro em Duas Barras, c. 1843, Cantagalo, com Ana Maria da Conceição, da mesma cidade, f. de Bento José Veloso e Maria Joaquina do Amor Divino (AL e HB).

4.7 Eugênia Clara de Jesus, n. Cantagalo, onde c. 1844, com Joaquim José Veloso, da mesma cidade, fazendeiro em Duas Barras,  f. de Bento José Veloso e Maria Joaquina do Amor Divino.

4.8 José Antônio Martins, n. Cantagalo, onde foi fazendeiro (em 1855 assinou um registro de posse na Sesmaria da Boa Esperança, pelo seu pai), c. 1848, Cantagalo, com Joana Rosa de Jesus, da mesma cidade, f. de Bento José Veloso e Mariana Joaquina do Amor Divino (AL, AP e HB).

 

3.4 Emerenciana de Jesus (hipótese, vide Nota nº 1, no rodapé), cc. (...), com pelo menos (HB):

4.1 Manuel Quintino Dias Ladeira, testemunha de casamento em Cantagalo em 1845, onde c. 1832, na igreja matriz da cidade, com Constância Maria de Jesus, de Itaverava, MG, f. de (...) e Constância Maria de Jesus,  com pelo menos (DBB e HB):

5.1 Antônia Maria de Jesus, n. Cantagalo, onde c. 1848, com José Luís Batista, de Ouro Branco, MG, f. de (...) e Maria Luísa, já f. 1848 (HB).

5.2 Delfina, n. e b. 1856, no Frade, Macaé (DBB).

 

3.5 Manuel Quintino Dias Ladeira (hipótese, muito provavelmente o mesmo acima), cc. Francisca Maria de Jesus, n. Cantagalo, com pelo menos (DBB):

4.1 Rita Maria de Jesus Dias Ladeira, c. 1867, Cantagalo, com Felipe José Diniz Júnior, n. de Nova Friburgo, f. de Felipe José Diniz e Maria da Conceição, com pelo menos (DBB e Ig): 

5.1 Augusto José Diniz, lavrador, n. Duas Barras, onde cc. Maria Luísa Pinheiro Diniz, n. da mesma cidade, f. de Francisco Luís Pinheiro e Ana Maria Pinheiro, com geração na família Pinheiro (Ig).

 

3.6 João Dias Ladeira (hipótese), lavrador em Cantagalo, já f. 1899, em Estrada Nova, Itaocara, cc. Ana Dias de Moura Ladeira, brasileiros, lavradores em Estrada Nova, residentes na Floresta, Cantagalo, com pelo menos (Ig): 

4.1 Júlio Dias Ladeira, n. cerca de 1864, lavrador em Duas Barras, c. 1897, Cantagalo, com Alzira Lopes Honorato, n. por volta de 1878, f. de Joaquim Lopes Honorato, brasileiro, e Ludovina Ana Honorato, portuguesa. Testemunha do casamento: Maria Coimbra Vieira (Ig).

4.2 Brasilina Maria Dias Ladeira, depois Gomes de Carvalho, n. cerca de 1868, RJ, brasileira, c. São Sebastião do Alto, com Solvelino Teixeira de Carvalho, n. por volta de 1866, RJ, lavrador em Cantagalo, f. de Silvino Teixeira de Carvalho e Luíza Maria Clara de Jesus Teixeira de Carvalho, com geração na família Teixeira de Carvalho (AL e Ig) 

 

2.2 Antônio Dias Ladeira de Castro, n. 1785, cursou canones de 1757 a 1761, c. "em Branca", com Josefa Rosa de Souza Menezes, f. do capitão Manuel Nunes Pinto e Joana Maria de Almeida (VT.1.273).

2.3 José Dias Ladeira, c. 1801, com sua tia Francisca Clara Teixeira, irmã germana da sua mãe Maria Vitória (VT.1.273).

2.4 Maria Francisca de Jesus, f. 1814, com 33 anos, sepultada na Fazenda Bom Jardim, em Cantagalo, cc. Salvador Teixeira da Silveira, n. cerca de 1767, Nossa Senhora da Conceição, Guarapiranga, f. 1833, com 66 anos, em Nova Friburgo, que em 1808 ainda estava em Minas, f. de Antônio Teixeira e Maria Correia da Silveira, com geração na família Teixeira da Silveira (HB).  

2.5 Ana Joaquina de Souza, f. 1809, Cantagalo, cc. José Gonçalves de Souza, n. MG, f. 1811, Cantagalo, com cerca de 70 anos, f. de José Martins de Souza e Antônia de Brito Camargo, com pelo menos (HB):

3.1 Antônio Gonçalves de Souza, b. 1808, Cantagalo (padrinhos: João Luís Ribeiro e Francisca de Arruda Câmara), onde c. 1836, com Francisca Rosa da Silva, da mesma cidade, f. de João Inácio da Silva, n. São Pedro, Ilha Terceira, e Ana Rodrigues da Costa Brito, n. Chopotó, Guarapiranga, MG.

 

1.4 Ana Joaquina de Souza, c. 1758, com o alferes Domingos Rodrigues Dantas, n. de Sá, f. de Pascoal Rodrigues e Paula Rodrigues (VT.1.273).

 

Nota nº 1:

Neste item tivemos grande colaboração do amigo, genealogista, Darli Bertazzoni Barbosa.

 

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana