GENEALOGIA FLUMINENSE

Região Serrana - Genealogias

Família CARNEIRO VIANA

Lênio Luiz Richa

          Conselheiro, doutor, desembargador do Paço, Paulo Fernandes Ferreira Viana (vida Nota nº 1, no rodapé), f. 1821, intendente de polícia da Corte, padrinho de batismo em Cantagalo em 1810 e dono da Fazenda São Brás da Lage, em Santa Maria Madalena, Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Foi f. de Lourenço Fernandes Viana, f. 1815, e Maria Loreto Nascentes, f. 1783, da família Nascentes Pinto, da cidade do Rio de Janeiro.
          Cc. Luísa Rosa Carneiro da Costa, depois, Viana, n. 1786, f. 1843, f. de Brás Carneiro Leão e Ana Francisca Rosa Maciel da Costa, com entre outros (DBB, HB, Int e ZC):

1.1 Paulo Fernandes Carneiro Viana, 1º Conde de São Simão, n. 1804, f. 1865, senhor da Estância de São Simão, RS, c. 1830, com Honorata Carolina Benigna da Penha de Azevedo Barroso, n. 1816, f. do comendador João Gomes Barroso e Maria Joaquina de Azevedo, com filha única (AZ):

2.1 Maria do Loreto, n. 1832, Viscondessa da Cachoeira, cc. seu parente Pedro Justiniano Carneiro de Carvalho e Melo, n. 1811, 3º Visconde da Cachoeira, f. de Luís José de Carvalho e Melo, 1º Visconde da Cachoeira, e Ana Vidal Carneiro da Costa (GP).

 

1.2 Maria Leonor Carneiro Viana, Viscondessa da Cunha, n. 1808, f. 1826, RJ, cc. Francisco da Costa de Souza Macedo, 1º Visconde, depois Marquês da Cunha, n. 1788, Lisboa, onde f. 1852, f. de José Francisco da Costa Souza e Albuquerque (irmão do Conde de Mesquitela, em Portugal) e sua mulher, Maria José de Souza Macedo, Condessa de Mesquitela, sem geração (AZ). 

1.3 Dr. João Fernandes Carneiro Viana, membro da Casa Imperial, tenente coronel chefe da Legião da Guarda Nacional em Cantagalo, presidente da Câmara e suplente do juiz municipal, formado em direito, cafeicultor em sua Fazenda do Monte Redondo, em Santa Maria Madalena (vizinha ao Sítio Pedras Negras, de Venâncio Gomes da Cruz, à Fazenda São Brás da Lage, de Brás Fernandes Carneiro Viana e da Sesmaria São Manuel do Rio Grande, de Justino Barbosa da Cruz) e, em São Francisco de Paula (vizinho da posse de Máximo Correia da Silva, nas vertentes do Rio Grande, São Sebastião do Alto).
          C. em Santa Maria Madalena com Francisca Antônia Rodrigues de Melo (não consta do assento o nome dos pais), com pelo menos (AL, AP, DBB e ZC):

2.1 João Francisco Fernandes Carneiro Viana Filho, b. na Sé da cidade de São Paulo, SP, fazendeiro em Santa Maria Madalena, em terras compradas pelo seu pai (era vizinho da Fazenda Retiro, de Francisco Alves da Silva Lima), c. 1866, Santa Maria Madalena, com sua prima Maria da Glória de Arruda Viana, n. 1850, b. 1851, Trajano de Moraes, f. de Brás Fernandes Carneiro Viana e Maria da Glória de Oliveira Arruda Viana, com geração (AP, DBB e ZC).

2.2 Cap. Francisco Antônio Carneiro Viana, b. Cantagalo, delegado, vereador e dono da Fazenda Santa Alda em Santa Maria Madalena, onde c. 1861, com sua prima e cunhada Alda Luísa de Arruda Carneiro Viana, n. de Trajano de Moraes, irmã de Maria da Glória, do item anterior, com geração (AL, DBB e ZC).

2.3 Paulo Fernandes Carneiro Viana (hipótese), em nome de quem foi comprada a Sesmaria Monte Redondo, pelo seu pai João Fernandes Carneiro Viana, de sua parenta Maria do Loreto Carneiro Viana (AP).

 

1.4 Cel. Brás Fernandes Carneiro Viana, comendador, n. 1815, f. 1870, moço fidalgo, comandante da Guarda Nacional, cafeicultor, subdelegado, presidente da Câmara e substituto do juiz municipal em Santa Maria Madalena, onde tinha a Fazenda São Brás da Lage, recebida de herança do pai (vizinha de outra fazenda sua em São Sebastião do Alto, e da fazenda do doutor João Fernandes Carneiro Viana e, na mesma ou em outra, vizinho da Fazenda Castelo, no Rio Grande, do Barão de Castelo, e da sesmaria São Manuel do Rio Grande, de Justino Barbosa da Cruz), c. 1844, com Maria da Glória de Oliveira Arruda Viana, f. de Brás de Oliveira Arruda e Alda Maria Nogueira, com entre outros (AL, AP, DBB e DFB): 

2.1 Alda Carneiro Viana, cc. seu primo Francisco Antônio Carneiro Viana, f. de João Fernandes Carneiro Viana, acima (ZC).

2.2 Maria da Glória de Arruda Viana, n. 1850, b. 1851, Trajano, cc. seu primo João Francisco Fernandes Carneiro Viana Filho, irmão do seu cunhado, Francisco Antônio Carneiro Viana (DBB e ZC).

2.3 Luísa Henriqueta Viana Nogueira da Gama, n. 1852, c. 1870, com seu parente Brás Carneiro Nogueira da Gama, n. 1846, Rio, engenheiro, Deputado e Senador, f. de Brás Carneiro Nogueira da Costa e Gama, Conde de Baependi, e Rosa Mônica Nogueira Vale da Gama, com geração (Genealogia da Família Villas Bôas e NG.36).

 

1.5 Ana Luísa Carneiro Viana, Duquesa de Caxias, n. 1816, Rio, f. 1874, Rio, c. 1833, com Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, patrono do exército brasileiro, n. 1780, Suruí, Porto da Estrela, RJ, f. do Marechal Francisco de Lima e Silva e Mariana Cândida de Oliveira Belo, com 3 filhos (AZ, Ef.373/4 e NG.36): 

2.1 Luísa do Loreto Viana de Lima Nogueira da Gama, primogênita, Baronesa de Santa Mônica, n. 1833 ou 34, f. 1902, c. 1853, Rio, com seu primo Francisco Nicolau Carneiro Nogueira da Gama, n. 1832, Rio, f. 1885, Caxambu, Barão de Santa Mônica, fazendeiro em Valença, f. de Manuel Jacinto Nogueira da Gama, Marquês de Baependi, e Francisca Mônica Carneiro da Costa, adiante, com pelo menos (Livro Caxias, de Affonso de Carvalho, fls. 53, NG.36 e ZC):

3.1 Francisco Nicolau de Lima Nogueira da Gama, n. 1862, Rio, f. 1896, engenheiro, cc. sua prima Mariana do Loreto de Lima Carneiro da Silva, n. 1862, f. 1936, Rio, f. de Manuel Carneiro da Silva, Visconde de Ururaí, e Ana Francisca do Loreto Carneiro Viana de Lima, com entre outros (NG.36/7 e ZC).

4.1 Manuel Carneiro Nogueira da Gama, comerciário, cc. Laura Arnaud de Saldanha da Gama, com geração no livro Povoadores da Zona do Carmo, do cônego R. Trindade.

 

2.2 Ana Francisca do Loreto Carneiro Viana de Lima, n. 1836, Rio, f. 1887, Baronesa de Ururaí, cc. o tenente coronel Manuel Carneiro da Silva, n. 1833, RJ, f. 1917, Quissamã, RJ, 2º Barão depois Visconde de Ururaí, dono da Fazenda Machadinha, f. de Manuel Carneiro da Silva, Visconde de Araruama, e Francisca Antônia de Castro Carneiro, com pelo menos (AP, AZ e Caxias, de Affonso de Carvalho, fls. 54):

3.1 José de Lima Carneiro da Silva, n. 1858, Quissamã, RJ, f. 1947, Macaé, onde residia, cc. Leopoldina de Araújo Carneiro da Silva, f. de José Domingues de Araújo e Luísa Leopoldina Guimarães, Viscondes de Araújo.
          Com geração na internet (site: A Descendência de Caxias em Macaé-RJ), além de:

4.1 Maria do Loreto (MP).

4.2 Mariana de Lima Carneiro (MP).

 

3.2 Ana Francisca de Loreto Lima Carneiro da Silva, cc. Manuel de Queiróz Matoso Ribeiro, carioca, f. do Senador Eusébio de Queiróz Coutinho Matoso da Câmara, n. 1812, São Paulo de Luanda, f. 1868, RJ, autor da lei que aboliu o tráfico de escravos em 1850, com geração em Quissamã, entre os quais (Int e MP): 

4.1 Ana Lima de Queiróz Matoso, n. 1874, cc. seu parente Carlos Artur Carneiro da Silva, f. de João José Carneiro da Silva e Francisca Antônia de Castro, com geração (MP).

4.2 Evelina Maria de Queiróz Matoso, c. Quissamã, com João José de Almeida Cunha, n. 1884, São Fidélis, f. de José Joaquim de Almeida Alves da Cunha e Maria Amélia de Almeida, com geração.

4.3 Manuel Carneiro de Queiróz Matoso (hipótese), aluno do Ateneu Campista, f. 1898.

 

3.3 Mariana do Loreto de Lima Carneiro da Silva, n. 1862, f. 1936, Rio, cc. seu primo Francisco Nicolau de Lima Nogueira da Gama, n. 1862, Rio, f. 1896, f. de Francisco Nicolau Carneiro Nogueira da Gama, Barão de Santa Mônica, e Luísa do Loreto Viana de Lima, com geração (NG 36). 

 

2.3 (...), filho falecido prematuramente (Caxias, de Affonso de Carvalho, fls. 53).

 

1.6 Joaquim Fernandes Viana (hipótese), que tinha a posse Fundão, no Carmo, em 1856 (vizinha de Davi José da Silva e José Antônio de Carvalho e Souza), comprada a Sabino José de Santana (AP).

1.7 Maria do Loreto Carneiro Viana (hipótese), a quem foi concedida a Sesmaria Monte Redondo, em Santa Maria Madalena, demarcada 1818 (que dividia com João Antônio de Moraes, Jesuíno Pereira de Castro, situação Barra do Ribeirão de Santa Rosa, às margens do Ribeirão do Imbé, do falecido Manuel Inácio da Silva, Sesmaria São João, Justino Barbosa da Cruz e Manuel Nunes Vieira), comprada em 1855 por João Fernandes Carneiro Viana (AP).

 

Nota nº 1: Nesta família tivemos substancial colaboração do amigo genealogista Darli Bertazzoni Barbosa, de Londrina, Paraná.

 

Retornar para os Povoadores da Região Serrana